Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11923
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: A prontidão para a utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem em Administração o caso Goliat
metadata.dc.creator: Bevilacqua, Sólon
metadata.dc.contributor.advisor1: Moriguchi, Stella Naomi
metadata.dc.contributor.referee1: Valadão Júnior, Valdir Machado
metadata.dc.contributor.referee2: Murakami, Luiz Carlos
metadata.dc.description.resumo: A adoção de novas tecnologias é motivação de estudo para inúmeros autores de Marketing, como Parasuraman e Colby (2001) que desenvolveram uma metodologia denominada Technology Readiness Index (TRI) para identificar a prontidão dos indivíduos a adotar produtos e serviços tecnológicos. A partir dessa metodologia, o objetivo desse estudo é identificar a prontidão dos clientes/alunos do curso de administração da Fucamp para a adoção de novas estratégias de ensino-aprendizagem, particularmente, um jogo de empresas. O estudo tem caráter exploratório e descritivo e a partir do emprego da Análise Fatorial, foi possível identificar as variáveis consideradas mais importantes para a adoção dessa tecnologia, associadas a três dimensões: otimismo, inovatividade e prontidão. Esse estudo indica possibilidade de estudos futuros de caráter causal, providos de maior amplitude na área de aprendizagem em Administração.
Abstract: The adoption of new technologies is the study motivation for a great number of marketing authors, such as Parasuraman e Colby (2001) who have developed a methodology called Technology Readiness Index (TRI) to identify the readiness of people to adopt technologic products and services. From the point of view of this methodology, the objective of this research is to identify the readiness of the students / clients of business school of Fucamp in order to adopt the new strategies of learningteaching, specially, a business game. This study has exploratory and descriptive character and by using the Factorial Analisys, it was possible to identify the most important variables to adopt this technology, associated to three dimensions: optimism, inovativeness and readiness. This research indicates the possibility of future studies of casual character, provided of a bigger range in the learning area of business.
Keywords: Administração de empresas
Estudo e ensino (Superior)
Business
Study and teaching process (Undergraduation)
Learning
Business games
Administração de empresas - Estudo e ensino (Superior)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Administração
Citation: BEVILACQUA, Sólon. A prontidão para a utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem em Administração o caso Goliat. 2009. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11923
Issue Date: 10-Aug-2009
Appears in Collections:CPGAD - Mestrado em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Solon.pdf637.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.