Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11919
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Gestão do Conhecimento GC como recurso estratégico e fonte de Vantagem Competitiva Sustentável VCS na perspectiva Resourcebased view RBV
metadata.dc.creator: Castro, Virginia Aparecida
metadata.dc.contributor.advisor1: Mello Junior, Edison
metadata.dc.contributor.referee1: Pinto, Rogério de Melo Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Popadiuk, Silvio
metadata.dc.description.resumo: A Gestão do Conhecimento GC busca integrar toda a organização ao conhecimento que pode ser criado, compartilhado e armazenado. Desta forma, este trabalho tem por objetivo evidenciar de que maneira a GC é utilizada como recurso estratégico e fonte de Vantagem Competitiva Sustentável VCS na perspectiva Resource based view RBV . É feito um levantamento na forma de censo junto aos gestores das 337 empresas associadas à ABAD Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores e que figuram no Ranking ABAD/Nielsen 2008. Após uma revisão da literatura sobre GC e VCS estruturou-se o instrumento de pesquisa a partir do Diagnóstico de Gestão do Conhecimento criado por Bukowitz e Williams (2002) e do Framework VRIO proposto por Barney (1991,1995). Houve baixo retorno, sendo que a coleta de dados foi finalizada com apenas 11 questionários respondidos. Ao considerar o critério de desempenho global de 55%, o cálculo da mediana aponta um percentual de 69%. Portanto, os gestores das empresas pesquisadas possuem uma postura favorável, utilizam medidas e procedimentos e vêem a GC como fonte de VCS na perspectiva RBV. Porém, a GC é utilizada em um nível preliminar. Desta forma, há a necessidade das empresas, além de reconhecerem a importância da GC, trabalharem para a sua efetiva implantação. Assim, a GC, inserida na administração dos negócios e alinhada ao plano estratégico global da empresa, poderá ser utilizada como recurso estratégico e fonte de VCS na perspectiva RBV.
Abstract: The Knowledge Management KM searches to integrate organization to the knowledge that can be created, shared and stored. This study aims to show how the KM is used as a strategic resource and source of Sustainable Competitive Advantage SCA in the Resource based view RBV perspective. We made a survey in the form of census with the managers of 337 companies associated with ABAD Brazilian Association of Wholesalers and Distributors and listed in the ABAD/Nielsen 2008 Ranking. After a review of the literature on KM and SCA, we have structured the instrument of research from the Knowledge Management Diagnostic created by Bukowitz and Williams (2002) and from the Framework VRIO proposed by Barney (1991,1995). But the return that we were seeking was low due to the fact that the data collection was completed with only 11 answered questionnaires. Considering the criterion of overall performance of 55%, the calculation of the median indicates a percentage of 69%. Therefore, the managers of the surveyed companies have a favorable attitude, they use measures and procedures and see the KM as a source of SCA in the RBV perspective. However, the GC is used at a preliminary level. That way, there is the need for the companies to recognize the importance of the KM and also to work for its effective implementation. Finally, inserted in the business administration and aligned to the company s global strategic plan, the KM could be used as a strategic resource and source of SCA in the RBV perspective.
Keywords: Vantagem competitiva sustentável
Estratégia
Knowledge management
Sustainable competitive advantage
Resource-based view
Strategy
Gestão do conhecimento
Concorrência
Eficiência organizacional
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Administração
Citation: CASTRO, Virginia Aparecida. Gestão do Conhecimento GC como recurso estratégico e fonte de Vantagem Competitiva Sustentável VCS na perspectiva Resourcebased view RBV. 2009. 209 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11919
Issue Date: 17-Apr-2009
Appears in Collections:CPGAD - Mestrado em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
avirginia.pdf2.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.