Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11898
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Machado de Assis, um leitor da Bíblia: uma análise do mito do duplo em Esaú e Jacó
Autor(es): Silva, Glenda da
Primeiro orientador: Pereira, Kênia Maria de Almeida
Primeiro membro da banca: Borges, Valdeci Rezende
Segundo membro da banca: Sylvestre, Fernanda Aquino
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo de análise o livro Esaú e Jacó, de Machado de Assis, com o objetivo de demonstrar o diálogo intertextual entre a referida obra e a narração bíblica dos irmãos gêmeos Esaú e Jacó, registrados no livro de Gênesis. Embora o presente romance não seja uma obra de cunho religioso, a recorrência bíblica e o mito do duplo estão presentes ao longo de todo o enredo. A pesquisa divide-se em três momentos que norteiam o presente trabalho. No primeiro capítulo, intitulado A Bíblia e a Literatura, faremos uma retomada dos principais estudiosos e teólogos que consideram o texto sagrado como literatura e como fonte de referência para as narrativas ocidentais. Já no segundo, nomeado de Machado de Assis e as leituras bíblicas: da reverência à rebeldia, enfatizaremos as duas faces de Machado tanto a de diálogo reverente e parafrásico até à intertextualidade rebelde e pelo avesso. Já no terceiro capítulo, intitulado O mito do duplo e a Bíblia em Machado de Assis, analisaremos o romance, apontando a presença do mito do duplo nesta narrativa machadiana.
Abstract: This research aims the analysis of the book Esaú e Jacó, written by Machado de Assis, in order to demonstrate the intertextual dialogue between the book and the biblical narrative of the twins Esau and Jacob, recorded in the book of Genesis. Despite the novel not be a work of religious nature, the book s plot. The research divided into three stages that guide this work: First, The Bible and the Literature, we will make recapture o leading scholars and theologians who consider sacred text as literature and as reference source or western narratives. Second, designation: Machado de Assis and the Bible reading: Reverence to the Rebellion, emphasizes two faces the Machado so much both the reverent dialogue and paraphrase until intertextuality the rebel averse. The third chapter entitled: The double myth and Bible in Machado de Assis, analysis the novel, pointing the to double mith presence in Machado s narrative.
Palavras-chave: Literatura
Bíblia
Machado de Assis
Esaú e Jacó
Mito do duplo
Literature
Bible
Esau and Jacob
Double mith
Assis, Machado de, 1839-1908 - crítica e interpretação
Literatura brasileira - história e crítica
Assis, Machado de, 1839-1908 - Esaú e Jacó - crítica e interpretação
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Linguística, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras
Referência: SILVA, Glenda da. Machado de Assis, um leitor da Bíblia: uma análise do mito do duplo em Esaú e Jacó. 2015. 84 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.147
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.147
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11898
Data de defesa: 27-Fev-2015
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MachadoAssisLeitor.pdf480.92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.