Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11898
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Machado de Assis, um leitor da Bíblia: uma análise do mito do duplo em Esaú e Jacó
metadata.dc.creator: Silva, Glenda da
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, Kênia Maria de Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Borges, Valdeci Rezende
metadata.dc.contributor.referee2: Sylvestre, Fernanda Aquino
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa tem como objetivo de análise o livro Esaú e Jacó, de Machado de Assis, com o objetivo de demonstrar o diálogo intertextual entre a referida obra e a narração bíblica dos irmãos gêmeos Esaú e Jacó, registrados no livro de Gênesis. Embora o presente romance não seja uma obra de cunho religioso, a recorrência bíblica e o mito do duplo estão presentes ao longo de todo o enredo. A pesquisa divide-se em três momentos que norteiam o presente trabalho. No primeiro capítulo, intitulado A Bíblia e a Literatura, faremos uma retomada dos principais estudiosos e teólogos que consideram o texto sagrado como literatura e como fonte de referência para as narrativas ocidentais. Já no segundo, nomeado de Machado de Assis e as leituras bíblicas: da reverência à rebeldia, enfatizaremos as duas faces de Machado tanto a de diálogo reverente e parafrásico até à intertextualidade rebelde e pelo avesso. Já no terceiro capítulo, intitulado O mito do duplo e a Bíblia em Machado de Assis, analisaremos o romance, apontando a presença do mito do duplo nesta narrativa machadiana.
Abstract: This research aims the analysis of the book Esaú e Jacó, written by Machado de Assis, in order to demonstrate the intertextual dialogue between the book and the biblical narrative of the twins Esau and Jacob, recorded in the book of Genesis. Despite the novel not be a work of religious nature, the book s plot. The research divided into three stages that guide this work: First, The Bible and the Literature, we will make recapture o leading scholars and theologians who consider sacred text as literature and as reference source or western narratives. Second, designation: Machado de Assis and the Bible reading: Reverence to the Rebellion, emphasizes two faces the Machado so much both the reverent dialogue and paraphrase until intertextuality the rebel averse. The third chapter entitled: The double myth and Bible in Machado de Assis, analysis the novel, pointing the to double mith presence in Machado s narrative.
Keywords: Literatura
Bíblia
Machado de Assis
Esaú e Jacó
Mito do duplo
Literature
Bible
Esau and Jacob
Double mith
Assis, Machado de, 1839-1908 - crítica e interpretação
Literatura brasileira - história e crítica
Assis, Machado de, 1839-1908 - Esaú e Jacó - crítica e interpretação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Linguística, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Letras
Citation: SILVA, Glenda da. Machado de Assis, um leitor da Bíblia: uma análise do mito do duplo em Esaú e Jacó. 2015. 84 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11898
Issue Date: 27-Feb-2015
Appears in Collections:PGLETRAS - Mestrado em Teoria Literária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MachadoAssisLeitor.pdf480.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.