Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11886
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Ritos de passagem contemporâneos em Marina Colasanti: passagens e ressurgências
metadata.dc.creator: Faccin, Fernanda Pina dos Reis
metadata.dc.contributor.advisor1: Ribeiro, Ivan Marcos
metadata.dc.contributor.referee1: Camargo, Luciana Moura Colucci
metadata.dc.contributor.referee2: Cunha, Betina Ribeiro Rodrigues da
metadata.dc.description.resumo: Para a presente dissertação selecionaram-se quatro contos do livro O leopardo é um animal delicado, de Marina Colasanti: Menina de vermelho a caminho da Lua ; O leopardo é um animal delicado ; As regras do jogo e Sem que seja de joelhos . Os contos elencados apresentam, em suas narrativas, ritos de passagem que se encontram em contextos distintos, embora compartilhem da mesma dinâmica metamórfica, caracterizada pelas passagens, pois há uma correspondência entre as diversas modalidades de passagem: das trevas à luz (sol), da preexistência de uma raça humana à manifestação (antepassado mítico), da Vida à Morte e à nova existência post mortem (a alma). Em Menina de vermelho a caminho da Lua o rito de passagem, apresenta a transição da infância para a puberdade; neste conto, a personagem protagonista submete-se ao conceito corpo-casa-cosmos , assim como os demais protagonistas dos outros contos, que estabelecem uma relação corpórea com os rituais a que são submetidos (ou aos que se submetem). Em O leopardo é um animal delicado , a protagonista se envolve em um rito que dispõe dos sentidos; em As regras do jogo , o rito presente limita-se à sensação tátil e olfativa; e em Sem que seja de joelhos , a representatividade ritualística ocorre por meio de algumas reverências que submetem o corpo da personagem a insurgências seguidas. Os contos elencados apresentam personagens que se encontram em situações transitórias, de rompimento e que os levam a uma modificação existencial significativa. Na verdade, o rito de passagem apresenta esse caráter iniciático, ou seja, o indivíduo, uma vez submetido a determinado ritual, morre para aquela existência anterior, vindo a ressuscitar ou a renascer, apresentando-se como novo ser. Os ritos referendam sua função iniciática, transitória e de renascimento mesmo que por meios distintos, além de sua perene relação com a Humanidade, estabelecendo uma ligação que, por vezes, pode ser via consciência, mas que, talvez, na mesma proporção, possa se dar pelo inconsciente. Portanto, nossa proposta será averiguar as representações dos ritos em uma narrativa contemporânea e feminina, com auxílio de teóricos da contemporaneidade como Giorgio Agamben e de gênero, como Judith Butler, dentre outros.
Abstract: Para esta disertación se han seleccionado cuatro historias del libro O leopardo é um animal delicado (El leopardo es un animal delicado) de Marina Colasanti: \"Menina de vermelho a caminho da lua\" (Niña de rojo caminho a la Luna), \"O leopardo é um animal delicado\" (El leopardo es un animal delicado), \"As regras do jogo\" (Las reglas del juego) y \"Sem que seja de joelhos (Sin que sea de rodillas). Estos cuentos presentan, en sus narrativas, ritos de pasaje que se encuentran en contextos distintos, aunque compartan de la misma dinámica metafórica, caracterizada por los pasajes, pues hay una correspondencia entre las diversas modalidades de pasaje: de las tinieblas a la luz (sol), de la preexistencia de una raza humana a la manifestación (antepasado mítico), de la Vida a la Muerte y a la nueva existencia post mortem (el alma). En \"Menina de vermelho a caminho da Lua\", el rito de pasaje presenta la transición de la niñez a la pubertad; en este cuento, el personaje protagonista se somete al concepto \"cuerpo-casa-cosmos\", así como los demás protagonistas de los otros cuentos, que establecen una relación corporea com los rituales a los que se someten. En \"O leopardo é um animal delicado\", la protagonista se envuelve en un rito en el que se dispone de los sentidos; en \"As regras do jogo\", el rito presente se limita a la sensación táctil y olfativa; y en \"Sem que seja de joelhos\" la representatividad ritualística ocurre por medio de algunas reverencias que someten el cuerpo del personaje a insurrecciones seguidas. Estos cuentos presentan personajes que se encuentran en situaciones transitorias, de rompimento y que los llevan a una modificación existencial significativa. En verdad, el rito de pasaje presenta este carácter iniciático, o sea, el individuo, una vez sometido a determinado ritual, se muere para aquella existencia anterior, viniendo a \"resucitar\" o a renacer, presentándose como un nuevo ser. Los ritos refrendan su función iniciática, transitoria y de renacimiento aunque por medios distintos, además de su perenne relación con la Humanidad, estableciendo una ligación que, a veces puede ser vía conciencia, pero que, tal vez en la misma proporción, pueda darse por el inconsciente al inconsciente. Por lo tanto, nuestra propuesta será averiguar las representaciones de ritos en una narrativa contemporánea y femenina, con el auxilio de teóricos de la contemporaneidad como Agamben y de género, como Judith Butler, entre otros.
Keywords: Contemporaneidade
Escrita feminina
Mito
Ressurgência
Marina Colasanti
Contemporaneidad
Escrita femenina
Resurgencia
Literatura brasileira - História e crítica
Literatura
Colasanti, Marina, 1937- - Crítica e interpretação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Linguística, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Letras
Citation: FACCIN, Fernanda Pina dos Reis. Ritos de passagem contemporâneos em Marina Colasanti: passagens e ressurgências. 2013. 113 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11886
Issue Date: 23-Aug-2013
Appears in Collections:PGLETRAS - Mestrado em Teoria Literária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RitosPassagemContemporaneos.pdf1.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.