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Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Marcas teatrais: artimanhas discursivas em narrativas de Sérgio Sant'Ana
Autor: Meira, Ana Caroline de Oliveira
Primer orientador: Soares, Leonardo Francisco
Primer miembro de la banca: Arantes, Luiz Humberto Martins
Segundo miembro de la banca: Werlema, Andréa Sirihal
Resumen: Esta dissertação apresenta um estudo sobre o escritor carioca Sérgio Sant Anna (1941), dono de um projeto literário complexo e inovador que acaba por lhe garantir um lugar de destaque dentre os grandes nomes da literatura brasileira contemporânea. Tomadas como ―desarmônicas‖ em relação às classificações de gêneros estabelecidas pelo cânone literário, suas obras, pautadas na inventividade e na experimentação, se constroem a partir de diálogos estabelecidos com as diversas formas de arte, de estratégias metaficcionais e do desejo do autor de transgredir os limites das formas narrativas tradicionais, o que faz com que o seu leitor, bem como a crítica literária, questione até mesmo a própria noção de gênero literário. E é a partir da análise das obras literárias deste escritor, mais precisamente das narrativas Um romance de geração: comédia dramática em um ato (1981), A tragédia brasileira: romance-teatro (1987) e Um crime delicado (1997), sobretudo do diálogo que elas estabelecem com o teatro, que este estudo busca investigar de que maneira as peculiaridades do projeto literário do escritor carioca, como o rompimento com os padrões estruturais e a experimentação inventiva, o singulariza no cenário da literatura brasileira contemporânea.
Abstract: This dissertation presents a study about the writer Sérgio Sant Anna (1941), native of Rio de Janeiro, owner of a complex and innovator literary project that ends up ensuring him a prominent place among the great names of Brazilian contemporary literature. Taken as ―disharmonic‖ regarding the classifications of genre established by the literary canon, his works, guided on inventiveness and experimentation, build up themselves from dialogues established among the various forms of art, from metafictional strategies and from the desire of the author in transgress the limits of the narrative traditional forms, which makes his readers, as well as the literary critics, question even the literary genre itself. And it is from the analysis of the literary works of this writer, most precisely the narratives Um romance de geração: comédia dramática em um ato (1981), A tragédia brasileira: romance-teatro (1987) e Um crime delicado (1997), especially the dialogue they establish with theatre, that this study aims to investigate how the peculiarities of the literary project of the writer, as well as the disruption with structural patterns and the inventive experimentation, singularizes him in the scene of contemporary Brazilian literature.
Palabras clave: Sérgio Sant Anna
Literatura Contemporânea
Romance
Representação
Teatro
Contemporary literature
Novel
Representation
Theatre
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Linguística, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras
Cita: MEIRA, Ana Caroline de Oliveira. Marcas teatrais: artimanhas discursivas em narrativas de Sérgio Sant'Ana. 2014. 194 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.426
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.426
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11883
Fecha de defensa: 26-ago-2014
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

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