Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11883
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMeira, Ana Caroline de Oliveira-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:30:01Z-
dc.date.available2015-01-07-
dc.date.available2016-06-22T18:30:01Z-
dc.date.issued2014-08-26-
dc.identifier.citationMEIRA, Ana Caroline de Oliveira. Marcas teatrais: artimanhas discursivas em narrativas de Sérgio Sant'Ana. 2014. 194 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.426por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11883-
dc.description.abstractThis dissertation presents a study about the writer Sérgio Sant Anna (1941), native of Rio de Janeiro, owner of a complex and innovator literary project that ends up ensuring him a prominent place among the great names of Brazilian contemporary literature. Taken as ―disharmonic‖ regarding the classifications of genre established by the literary canon, his works, guided on inventiveness and experimentation, build up themselves from dialogues established among the various forms of art, from metafictional strategies and from the desire of the author in transgress the limits of the narrative traditional forms, which makes his readers, as well as the literary critics, question even the literary genre itself. And it is from the analysis of the literary works of this writer, most precisely the narratives Um romance de geração: comédia dramática em um ato (1981), A tragédia brasileira: romance-teatro (1987) e Um crime delicado (1997), especially the dialogue they establish with theatre, that this study aims to investigate how the peculiarities of the literary project of the writer, as well as the disruption with structural patterns and the inventive experimentation, singularizes him in the scene of contemporary Brazilian literature.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSérgio Sant Annapor
dc.subjectLiteratura Contemporâneapor
dc.subjectRomancepor
dc.subjectRepresentaçãopor
dc.subjectTeatropor
dc.subjectContemporary literatureeng
dc.subjectNoveleng
dc.subjectRepresentationeng
dc.subjectTheatreeng
dc.titleMarcas teatrais: artimanhas discursivas em narrativas de Sérgio Sant'Anapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Soares, Leonardo Francisco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767424H4por
dc.contributor.referee1Arantes, Luiz Humberto Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799949E7por
dc.contributor.referee2Werlema, Andréa Sirihal-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798284E6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4385661T6por
dc.description.degreenameMestre em Teoria Literáriapor
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta um estudo sobre o escritor carioca Sérgio Sant Anna (1941), dono de um projeto literário complexo e inovador que acaba por lhe garantir um lugar de destaque dentre os grandes nomes da literatura brasileira contemporânea. Tomadas como ―desarmônicas‖ em relação às classificações de gêneros estabelecidas pelo cânone literário, suas obras, pautadas na inventividade e na experimentação, se constroem a partir de diálogos estabelecidos com as diversas formas de arte, de estratégias metaficcionais e do desejo do autor de transgredir os limites das formas narrativas tradicionais, o que faz com que o seu leitor, bem como a crítica literária, questione até mesmo a própria noção de gênero literário. E é a partir da análise das obras literárias deste escritor, mais precisamente das narrativas Um romance de geração: comédia dramática em um ato (1981), A tragédia brasileira: romance-teatro (1987) e Um crime delicado (1997), sobretudo do diálogo que elas estabelecem com o teatro, que este estudo busca investigar de que maneira as peculiaridades do projeto literário do escritor carioca, como o rompimento com os padrões estruturais e a experimentação inventiva, o singulariza no cenário da literatura brasileira contemporânea.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.426por
dc.orcid.putcode81765977-
dc.crossref.doibatchid4760f38e-67c9-4f29-9dee-77c4e5a21ac4-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MarcasTeatraisArtimanhas.pdf2.9 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.