Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11852
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | De um outro lugar (leitor/narrador/historiador): a narrativa balzaquiana |
First Advisor: | Cunha, Betina Ribeiro Rodrigues da |
First member of the Committee: | Campos, Camila da Silva Alavarce |
Second member of the Committee: | Pitillo, Giovanni Ferreira |
Third member of the Committee: | Amorim, Orlando Nunes de |
Summary: | O escritor francês Honoré de Balzac, reconhecido por sua contribuição à literatura mundial, em A comédia humana, apresenta a pintura dos tipos sociais parisienses do século XIX. Com o desejo de ser célebre entre os seus, Balzac utiliza várias estratégias para alcançar seu objetivo: criou personagens que fazem um exercício de retorno, vão e voltam em diversos textos; relaciona sua literatura à História francesa; as mulheres que habitam suas páginas são os alicerces para suas narrativas, em torno delas é que os conflitos internos e externos são apresentados. Isso posto, este estudo objetiva analisar a relação entre a História e a Literatura, trazendo como fundo o texto de abertura d A comédia humana, de autoria de Honoré de Balzac. Há intenção, também, de apresentar uma análise dos elementos com os quais o escritor francês Honoré de Balzac desenhou seu percurso discursivo e literário em busca da representação social da sociedade parisiense do século XIX, em especial, a representação feminina. Com o objetivo de não empregar preceitos teóricos difundidos pelo eurocentrismo, optou-se por abordar a representatividade feminina em dois pequenos textos balzaquianos, a saber, Estudo de mulher e Outro estudo de mulher buscando olhares outros que pudessem revelar novas interpretações. |
Abstract: | L écrivain français, Honoré de Balzac, reconnu par sa contribution à la littérature mondiale, dans La comédie humaine, présente la peinture de types sociaux et celle de la société parisienne du dix-neuvième siècle. Dans le désir d être célèbre parmi les siens, Balzac utilise plusieurs stratégies pour atteindre son objectif. Il a créé des personnages qui défilent dans ses nombreux textes, dans un exercice d aller-retour, c est-à-dire ils vont et viennent dans différents textes. Il a entrelacé la littérature à l histoire française. Les femmes qui peuplent ses pages sont les fondements de ses récits et, autour d elles, les conflits internes et externes s installent. Cette étude vise identifier la relation entre l histoire et la littérature par le moyen de l analyse des éléments employés par cet écrivain français dans son voyage discursif et littéraire, dessiné dans la représentation sociale de la société parisienne du dix-neuvième siècle, aussi que dans la présence féminine de deux petits textes, à savoir : Étude de femme et Autre étude de femme pour établir d autres regards révélateurs de nouvelles interprétations. |
Keywords: | Representação feminina Entre-lugar A comédia humana Représentation des femmes Entre-lieu La comédieh humaine Literatura francesa - História e crítica Balzac, Honoré de, 1799-1850 - A comédia humana - Crítica e interpretação |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Institution Acronym: | UFU |
Department: | Linguística, Letras e Artes |
Program: | Programa de Pós-graduação em Letras |
Quote: | GUIMARÃES, Aline Tavares e Soares. De um outro lugar (leitor/narrador/historiador): a narrativa balzaquiana. 2012. 102 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.371 |
Document identifier: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.371 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11852 |
Date of defense: | 21-Nov-2012 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Estudos Literários |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DeUmOutroLugar.pdf | 1.29 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.