Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11852
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: De um outro lugar (leitor/narrador/historiador): a narrativa balzaquiana
Primer orientador: Cunha, Betina Ribeiro Rodrigues da
Primer miembro de la banca: Campos, Camila da Silva Alavarce
Segundo miembro de la banca: Pitillo, Giovanni Ferreira
Tercer miembro de la banca: Amorim, Orlando Nunes de
Resumen: O escritor francês Honoré de Balzac, reconhecido por sua contribuição à literatura mundial, em A comédia humana, apresenta a pintura dos tipos sociais parisienses do século XIX. Com o desejo de ser célebre entre os seus, Balzac utiliza várias estratégias para alcançar seu objetivo: criou personagens que fazem um exercício de retorno, vão e voltam em diversos textos; relaciona sua literatura à História francesa; as mulheres que habitam suas páginas são os alicerces para suas narrativas, em torno delas é que os conflitos internos e externos são apresentados. Isso posto, este estudo objetiva analisar a relação entre a História e a Literatura, trazendo como fundo o texto de abertura d A comédia humana, de autoria de Honoré de Balzac. Há intenção, também, de apresentar uma análise dos elementos com os quais o escritor francês Honoré de Balzac desenhou seu percurso discursivo e literário em busca da representação social da sociedade parisiense do século XIX, em especial, a representação feminina. Com o objetivo de não empregar preceitos teóricos difundidos pelo eurocentrismo, optou-se por abordar a representatividade feminina em dois pequenos textos balzaquianos, a saber, Estudo de mulher e Outro estudo de mulher buscando olhares outros que pudessem revelar novas interpretações.
Abstract: L écrivain français, Honoré de Balzac, reconnu par sa contribution à la littérature mondiale, dans La comédie humaine, présente la peinture de types sociaux et celle de la société parisienne du dix-neuvième siècle. Dans le désir d être célèbre parmi les siens, Balzac utilise plusieurs stratégies pour atteindre son objectif. Il a créé des personnages qui défilent dans ses nombreux textes, dans un exercice d aller-retour, c est-à-dire ils vont et viennent dans différents textes. Il a entrelacé la littérature à l histoire française. Les femmes qui peuplent ses pages sont les fondements de ses récits et, autour d elles, les conflits internes et externes s installent. Cette étude vise identifier la relation entre l histoire et la littérature par le moyen de l analyse des éléments employés par cet écrivain français dans son voyage discursif et littéraire, dessiné dans la représentation sociale de la société parisienne du dix-neuvième siècle, aussi que dans la présence féminine de deux petits textes, à savoir : Étude de femme et Autre étude de femme pour établir d autres regards révélateurs de nouvelles interprétations.
Palabras clave: Representação feminina
Entre-lugar
A comédia humana
Représentation des femmes
Entre-lieu
La comédieh humaine
Literatura francesa - História e crítica
Balzac, Honoré de, 1799-1850 - A comédia humana - Crítica e interpretação
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Linguística, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras
Cita: GUIMARÃES, Aline Tavares e Soares. De um outro lugar (leitor/narrador/historiador): a narrativa balzaquiana. 2012. 102 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.371
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.371
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11852
Fecha de defensa: 21-nov-2012
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DeUmOutroLugar.pdf1.29 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.