Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11816
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Gota d água de Chico Buarque e Paulo Pontes: o trágicomusical, criação e historicidade
metadata.dc.creator: Lourenço, Marise Gândara
metadata.dc.contributor.advisor1: Arantes, Luiz Humberto Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes Júnior, Antônio
metadata.dc.contributor.referee2: Gama-khalil, Marisa Martins
metadata.dc.description.resumo: O trabalho tem como corpus a peça trágico-musical Gota d água, de Chico Buarque e Paulo Pontes, escrita em 1975. Obra concebida sob alto grau de brasilidade, ao mesmo tempo, romântica e revolucionária, representa o resgaste da arte de esquerda, construída nas décadas de 1950 e 60. Por esta razão, seus autores elegem, intencionalmente, a palavra como centro do fenômeno dramático, valorizando-a por meio do verso e fazendo dela um instrumento revelador do momento histórico dos anos de 1970. Além de colocarem o povo no palco, por considerá-lo a única fonte de concretude da identidade nacional. Sendo assim, realizou-se um estudo analítico músico-teatral da obra Gota d água, sob uma perspectiva literária e histórica, tendo como ponto de partida as ideias de Chico Buarque e Paulo Pontes, expressas no preâmbulo do texto da peça, e na entrevista concedida a Fernando Peixoto, intitulada Subúrbio e poesia. Para melhor elucidar esse teatro, que se pretende popular, mas adota como texto-fonte a peça erudita Medeia, de Eurípedes (480-405 a.C.), recorreu-se à análise comparativa. Análise esta que permitiu revelar e compreender os fios dialógicos que compõem esse teatro e a dinâmica desses fios. Gota d água é uma tragédia pós-moderna, que se concretiza como metaficção historiográfica com um texto realista, embora a encenação não o seja, por incorporar o verso e a música. Peça popular, crítica e nacional, cuja tônica é o engajamento, realizando como uma arte radical, de protesto e violência, um teatro musical engajado.
Abstract: The corpus used for this study was the tragic-musical piece Gota d água, written by Chico Buarque and Paulo Pontes in 1975. This literary work was conceived of in the most authentic Brazilian style; at the same time, romantic and revolutionary. It represents the rescue of leftist art, in the 1950s and 1960s. The authors of the referred musical piece, intentionally, elect the word as its dramatic center, valuing the word through verses and transforming it into a revealing historical moment in the 70 s. Additionally, they put the people as the central focus of their discourse as they considered it the only way to rescue the Brazilian cultural identity. Therefore, an analytical musical-theatrical study of the literary work Gota d água was carried out, under a literary and historical perspective, taking as a starting point Chico Buarque s and Paulo Pontes s ideas expressed in the preface of the piece and in an interview to Fernando Peixoto, entitled Subúrbio e Poesia (Suburb and Poetry). This piece is intended to be popular, but it adopts as a source text Medeia, an erudite piece, by Euripides (480- 405 a. C.). In order to elucidate this theater, we developed a comparative analysis, which revealed and enabled the understanding of the threads that compose this theater and the dynamics of these threads. Gota d água is a postmodern tragedy, which is actualized as historiographic metafiction with a realist text, although the staging is not, due to the fact that it incorporates the verse and the music. It is a popular theater, at the same time critical and national, whose tonic is the engagement, fulfilling itself as a radical art of protest and violence, an engaged musical theater.
Keywords: Povo
Verso
Palavra
Teatro musical engajado
People
Verse
Word
Engaged musical theater
Literatura - História e crítica - Teoria, etc
Buarque, Chico, 1944- - Gota d água - Crítica e interpretação
Pontes, Paulo, 1940 - 1976 - Gota d água - Crítica e interpretação
Peixoto, Fernando, 1937- Subúrbio e poesia
Intertextualidade
Teatro brasileiro - História e crítica
Literatura e história
Música e literatura
História e teatro
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Linguística, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Letras
Citation: LOURENÇO, Marise Gândara. Gota d água de Chico Buarque e Paulo Pontes: o trágicomusical, criação e historicidade. 2010. 255 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11816
Issue Date: 25-Aug-2010
Appears in Collections:PGLETRAS - Mestrado em Teoria Literária

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