Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11816
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLourenço, Marise Gândara
dc.date.accessioned2016-06-22T18:29:55Z-
dc.date.available2010-12-01
dc.date.available2016-06-22T18:29:55Z-
dc.date.issued2010-08-25
dc.identifier.citationLOURENÇO, Marise Gândara. Gota d água de Chico Buarque e Paulo Pontes: o trágicomusical, criação e historicidade. 2010. 255 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11816-
dc.description.abstractThe corpus used for this study was the tragic-musical piece Gota d água, written by Chico Buarque and Paulo Pontes in 1975. This literary work was conceived of in the most authentic Brazilian style; at the same time, romantic and revolutionary. It represents the rescue of leftist art, in the 1950s and 1960s. The authors of the referred musical piece, intentionally, elect the word as its dramatic center, valuing the word through verses and transforming it into a revealing historical moment in the 70 s. Additionally, they put the people as the central focus of their discourse as they considered it the only way to rescue the Brazilian cultural identity. Therefore, an analytical musical-theatrical study of the literary work Gota d água was carried out, under a literary and historical perspective, taking as a starting point Chico Buarque s and Paulo Pontes s ideas expressed in the preface of the piece and in an interview to Fernando Peixoto, entitled Subúrbio e Poesia (Suburb and Poetry). This piece is intended to be popular, but it adopts as a source text Medeia, an erudite piece, by Euripides (480- 405 a. C.). In order to elucidate this theater, we developed a comparative analysis, which revealed and enabled the understanding of the threads that compose this theater and the dynamics of these threads. Gota d água is a postmodern tragedy, which is actualized as historiographic metafiction with a realist text, although the staging is not, due to the fact that it incorporates the verse and the music. It is a popular theater, at the same time critical and national, whose tonic is the engagement, fulfilling itself as a radical art of protest and violence, an engaged musical theater.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPovopor
dc.subjectVersopor
dc.subjectPalavrapor
dc.subjectTeatro musical engajadopor
dc.subjectPeopleeng
dc.subjectVerseeng
dc.subjectWordeng
dc.subjectEngaged musical theatereng
dc.subjectLiteratura - História e crítica - Teoria, etcpor
dc.subjectBuarque, Chico, 1944- - Gota d água - Crítica e interpretaçãopor
dc.subjectPontes, Paulo, 1940 - 1976 - Gota d água - Crítica e interpretaçãopor
dc.subjectPeixoto, Fernando, 1937- Subúrbio e poesiapor
dc.subjectIntertextualidadepor
dc.subjectTeatro brasileiro - História e críticapor
dc.subjectLiteratura e históriapor
dc.subjectMúsica e literaturapor
dc.subjectHistória e teatropor
dc.titleGota d água de Chico Buarque e Paulo Pontes: o trágicomusical, criação e historicidadepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Arantes, Luiz Humberto Martins
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799949E7por
dc.contributor.referee1Fernandes Júnior, Antônio
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706154Z0por
dc.contributor.referee2Gama-khalil, Marisa Martins
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767829E0por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4267406J4por
dc.description.degreenameMestre em Teoria Literáriapor
dc.description.resumoO trabalho tem como corpus a peça trágico-musical Gota d água, de Chico Buarque e Paulo Pontes, escrita em 1975. Obra concebida sob alto grau de brasilidade, ao mesmo tempo, romântica e revolucionária, representa o resgaste da arte de esquerda, construída nas décadas de 1950 e 60. Por esta razão, seus autores elegem, intencionalmente, a palavra como centro do fenômeno dramático, valorizando-a por meio do verso e fazendo dela um instrumento revelador do momento histórico dos anos de 1970. Além de colocarem o povo no palco, por considerá-lo a única fonte de concretude da identidade nacional. Sendo assim, realizou-se um estudo analítico músico-teatral da obra Gota d água, sob uma perspectiva literária e histórica, tendo como ponto de partida as ideias de Chico Buarque e Paulo Pontes, expressas no preâmbulo do texto da peça, e na entrevista concedida a Fernando Peixoto, intitulada Subúrbio e poesia. Para melhor elucidar esse teatro, que se pretende popular, mas adota como texto-fonte a peça erudita Medeia, de Eurípedes (480-405 a.C.), recorreu-se à análise comparativa. Análise esta que permitiu revelar e compreender os fios dialógicos que compõem esse teatro e a dinâmica desses fios. Gota d água é uma tragédia pós-moderna, que se concretiza como metaficção historiográfica com um texto realista, embora a encenação não o seja, por incorporar o verso e a música. Peça popular, crítica e nacional, cuja tônica é o engajamento, realizando como uma arte radical, de protesto e violência, um teatro musical engajado.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81765849-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diss Marise.pdf4.78 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.