Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11792
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: O modernismo teatral de Oswald de Andrade: uma análise da peça O Rei da Vela
metadata.dc.creator: Martins, Fernanda de Miranda
metadata.dc.contributor.advisor1: Arantes, Luiz Humberto Martins
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação de mestrado discute a obra teatral do escritor Oswald de Andrade. É uma abordagem do seu texto teatral, O Rei da Vela, correlacionando-o com análises históricas, possíveis intertextualidades e influências teóricas presentes na peça. Tem por objetivo entender o lugar de Oswald de Andrade na modernização da dramaturgia brasileira, mostrando que Oswald buscou rompimentos estéticos, e que, com esse comportamento de ruptura, conseguiu produzir uma importante obra para o que se convencionou chamar de moderno teatro brasileiro. Num exercício de dramaturgia comparada tentaremos aproximar O Rei da Vela dos pressupostos artísticos das vanguardas européias, propondo um estudo de caso entre a dramaturgia oswaldiana e o teatro francês de Alfred Jarry, com sua peça Ubu Rei. Assim, analisamos a história modernista voltada para o texto teatral de Oswald de Andrade, dando relevância não apenas ao seu aparecimento, especificidade e transformações, mas, também, observando um pouco da história de uma sociedade e de um país.
Abstract: This mastery dissertation argues the life and workmanship of the writer Oswald de Andrade. It is an approach of its theatrical text, The King of the Candle, correlating it with historical analyses, possibly there are theoretical mixed text influences present in its play. It has for objective to understand the place of Oswald de Andrade in the modernization of the Brazilian dramatist, showing that Oswald searched to break the aesthetics, and that, with this behavior of rupture, he was able to produce an important workmanship for what was called modern Brazilian theater. In an exercise of comparative dramatists we will try to approximate The King of the Candle of the presumed artistic's of the European vanguards, considering a study between the Oswaldiana dramatist and the French theater of Alfred Jarry, with its play Ubu King. Thus, we not only analyze the modernist history directed toward the theatrical text of Oswald de Andrade, giving relevance to its appearance, specification and transformations, but, also, observing a little of the history of a society and a country.
Keywords: Andrade, Oswald de, 1890-1954 - O rei da vela - Crítica e interpretação
Teatro brasileiro - História e crítica
Análise histórica
Intertextualidades
O Rei da Vela e Oswald de Andrade
Historical analyses
Theoretical
The King of the Candle e Oswald de Andrade
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Linguística, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Letras
Citation: MARTINS, Fernanda de Miranda. O modernismo teatral de Oswald de Andrade: uma análise da peça O Rei da Vela . 2008. 103 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11792
Issue Date: 11-Dec-2008
Appears in Collections:PGLETRAS - Mestrado em Teoria Literária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fernanda.pdf550.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.