Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11792| Tipo do documento: | Dissertação |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | O modernismo teatral de Oswald de Andrade: uma análise da peça O Rei da Vela |
| Autor(es): | Martins, Fernanda de Miranda |
| Primeiro orientador: | Arantes, Luiz Humberto Martins |
| Resumo: | Esta dissertação de mestrado discute a obra teatral do escritor Oswald de Andrade. É uma abordagem do seu texto teatral, O Rei da Vela, correlacionando-o com análises históricas, possíveis intertextualidades e influências teóricas presentes na peça. Tem por objetivo entender o lugar de Oswald de Andrade na modernização da dramaturgia brasileira, mostrando que Oswald buscou rompimentos estéticos, e que, com esse comportamento de ruptura, conseguiu produzir uma importante obra para o que se convencionou chamar de moderno teatro brasileiro. Num exercício de dramaturgia comparada tentaremos aproximar O Rei da Vela dos pressupostos artísticos das vanguardas européias, propondo um estudo de caso entre a dramaturgia oswaldiana e o teatro francês de Alfred Jarry, com sua peça Ubu Rei. Assim, analisamos a história modernista voltada para o texto teatral de Oswald de Andrade, dando relevância não apenas ao seu aparecimento, especificidade e transformações, mas, também, observando um pouco da história de uma sociedade e de um país. |
| Abstract: | This mastery dissertation argues the life and workmanship of the writer Oswald de Andrade. It is an approach of its theatrical text, The King of the Candle, correlating it with historical analyses, possibly there are theoretical mixed text influences present in its play. It has for objective to understand the place of Oswald de Andrade in the modernization of the Brazilian dramatist, showing that Oswald searched to break the aesthetics, and that, with this behavior of rupture, he was able to produce an important workmanship for what was called modern Brazilian theater. In an exercise of comparative dramatists we will try to approximate The King of the Candle of the presumed artistic's of the European vanguards, considering a study between the Oswaldiana dramatist and the French theater of Alfred Jarry, with its play Ubu King. Thus, we not only analyze the modernist history directed toward the theatrical text of Oswald de Andrade, giving relevance to its appearance, specification and transformations, but, also, observing a little of the history of a society and a country. |
| Palavras-chave: | Andrade, Oswald de, 1890-1954 - O rei da vela - Crítica
e interpretação Teatro brasileiro - História e crítica Análise histórica Intertextualidades O Rei da Vela e Oswald de Andrade Historical analyses Theoretical The King of the Candle e Oswald de Andrade |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Idioma: | por |
| País: | BR |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Sigla da instituição: | UFU |
| Departamento: | Linguística, Letras e Artes |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras |
| Referência: | MARTINS, Fernanda de Miranda. O modernismo teatral de Oswald de Andrade: uma análise da peça O Rei da Vela . 2008. 103 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11792 |
| Data de defesa: | 11-Dez-2008 |
| Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Estudos Literários |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| fernanda.pdf | 550.77 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
