Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/50194
ORCID:  http://orcid.org/0009-0001-6188-6306
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Término do embargo: 28-08-04
Título: Revisão bibliométrica da literatura sobre processos de autoavaliação de competências em ambientes organizacionais
Autor(es): Silveira, Isabela Gianasi da
Primeiro orientador: Domingues, Carlos Roberto
Primeiro membro da banca: Bueno, Janaina Maria
Segundo membro da banca: Ribeiro, Helena Farias
Resumo: A autoavaliação de competências tem se consolidado como instrumento relevante para o desenvolvimento individual e organizacional, ao permitir que o indivíduo possa diagnosticar suas próprias habilidades e oriente seu processo de desenvolvimento profissional. Diante de sua relevância, este estudo analisou a produção científica sobre o tema por meio de uma revisão bibliométrica da literatura. A pesquisa foi realizada na base Scopus, seguindo o checklist PRISMA 2020, resultando em uma amostra final de 13 artigos. A análise foi conduzida com o pacote Bibliometrix, no ambiente R e interface Biblioshiny. Os resultados evidenciam uma produção ainda em consolidação, dispersa ao longo do tempo e sem concentração relevante em periódicos ou autores, com exceção de um estudo que acumulou o maior número de citações no período. As análises de nuvem de palavras e do gráfico de três campos indicam associação do tema com competências digitais, competências gerenciais e de liderança, além do debate sobre vieses cognitivos como o efeito Kruger-Dunning, reforçando a preocupação com o rigor metodológico dos instrumentos de autoavaliação. Observa-se, ainda, um campo multidisciplinar, com contribuições pontuais de diferentes áreas do conhecimento e ausência de redes de colaboração consolidadas entre pesquisadores. Conclui-se que o campo apresenta oportunidades para aprofundamento teórico e prático, sobretudo quanto à sua aplicação em diferentes contextos organizacionais.
Palavras-chave: Autoavaliação de competências
Ambientes organizacionais
Gestão de pessoas
Revisão sistemática da literatura
Bibliometria
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVEIRA, Isabela Gianasi da. Revisão bibliométrica da literatura sobre processos de autoavaliação de competências em ambientes organizacionais. 2026. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2026.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/50194
Data de defesa: 4-Ago-2026
Aparece nas coleções:TCC - Administração (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RevisãoBibliométricaLiteratura.pdf
  Até 2028-08-04
2.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons