Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/50186
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Linguagem, civilização e moral no pensamento de Friedrich Nietzsche
Título (s) alternativo (s): Language, civilisation et morale dans la pensée de Friedrich Nietzsche
Autor: Silva, Gabriel Carvalho da
Primer orientador: Silva, Fábio Coelho da
Primer miembro de la banca: Guido, Humberto Aparecido de Oliveira
Segundo miembro de la banca: Oliveira, Bruno de Novais Oliveira
Resumen: O presente trabalho analisa a crítica de Friedrich Nietzsche à civilização ocidental, tomando como fio condutor sua desconfiança radical em relação à linguagem. A investigação parte do pressuposto de que a filosofia nietzschiana não se resume a uma desconstrução teórica, mas oferece um caminho para a superação da decadência moral e existencial. Metodologicamente, o estudo apoia-se na análise das obras do autor e no suporte teórico de comentadores como Patrick Wotling e Carlos Alberto Ribeiro de Moura. Inicialmente, debruça-se sobre a gênese da linguagem no ensaio Sobre Verdade e Mentira no Sentido Extramoral, revelando que a verdade não é um reflexo do real, mas uma rede metafórica e convencional que, ao ser petrificada, se torna o alicerce de um engano que define a civilização. Em seguida, a pesquisa aprofunda a relação entre a linguagem e a formação da civilização, discutindo como o processo de cristalização das palavras serve de ferramenta para o estabelecimento da moral de rebanho e a domesticação dos instintos. Analisa-se como esse cenário culmina na criação da má consciência, mecanismo que faz o indivíduo introjetar a culpa e se submeter a uma autoridade reguladora. Por fim, considera-se a vontade de potência como a resposta nietzschiana à decadência, apresentando-a não como princípio, mas como uma hipótese de leitura que interpreta a realidade a partir do corpo e da afirmação da vida. Conclui-se que, ao desmascarar a linguagem e a moral como convenções, Nietzsche abre espaço para a superação do homem decadente em favor de um novo tipo de existência, capaz de criar novos valores e afirmar a vida em sua multiplicidade crescente.
Abstract: This study analyzes Friedrich Nietzsche's critique of Western civilization, taking his radical distrust of language as a guiding thread. The investigation posits that Nietzschean philosophy is not merely a theoretical deconstruction, but offers a path toward overcoming moral and existential decadence. Methodologically, the study relies on the analysis of the author's primary works, supported by the theoretical framework of commentators such as Patrick Wotling and Carlos Alberto Ribeiro de Moura. Initially, it examines the genesis of language in the essay On Truth and Lie in an Extra-Moral Sense, revealing that truth is not a reflection of reality, but a metaphorical and conventional network that, once petrified, becomes the foundation of a deception that defines civilization. Subsequently, the research delves into the relationship between language and the formation of civilization, discussing how the crystallization of words serves as a tool for establishing herd morality and domesticating instincts. It analyzes how this scenario culminates in the creation of bad conscience—a mechanism through which the individual introjects guilt and submits to a regulatory authority. Finally, the will to power is presented as the Nietzschean response to decadence, understood not as a first principle, but as an interpretive hypothesis that reads reality through the body and the affirmation of life. It concludes that, by unmasking language and morality as conventions, Nietzsche opens space for overcoming decadent man in favor of a new mode of existence, capable of creating new values and affirming life in its growing multiplicity.
Palabras clave: Nietzsche
Linguagem
Language
Moral
Morality
Vontade de potência
Will to power
Civilização
Civilization
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SILVA, Gabriel Carvalho da. Ajuste de distribuição de probabilidades de variáveis de custo fixo. 2015. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2026.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/50186
Fecha de defensa: 5-ago-2026
Aparece en las colecciones:TCC - Filosofia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
LinguagemCivilizaçãoMoral.pdf375.8 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.