Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/49847
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O envelhecimento como experiência vivida: corpo, intersubjetividade e temporalidade na fenomenologia de Husserl
Título(s) alternativo(s): Aging as lived experience: body, intersubjectivity, and temporality in husserl's phenomenology; altern als gelebte erfahrung: leib, intersubjektivität und temporalität in Husserls phänomenologie
Autor(es): Meneses, Alexandre Rodrigues de
Primeiro orientador: Almada, Leonardo Ferreira
Primeiro membro da banca: Pires, Dickson Duarte
Segundo membro da banca: Santos , Luciano Henrique Moreira
Resumo: Este presente trabalho examina o envelhecimento a partir da fenomenologia. Propondo que tal experiência deve ser compreendida a partir de sua própria estrutura intencional, corporal, temporal e intersubjetivo. O primeiro capítulo reconstrói a distinção entre Leib e Körper, o fenômeno da dupla sensação e a cinestesia, em diálogo com Edith Stein e Merleau-Ponty. O segundo capítulo trata do problema da intersubjetividade. Considerando as críticas de Heidegger, Levinas, Merleau-Ponty e Waldenfels. O terceiro capítulo articula esses dois eixos e mostra que o envelhecimento constitui uma transformação do esquema corporal e uma reconfiguração das condições de reconhecimento intersubjetivo do velho, com apoio nas análises de Simone de Beauvoir, Ecléa Bosi e Jan Baars. Conclui-se que o envelhecimento não é um evento que ocorre no corpo e no tempo de fora, mas uma transformação que se dá desde dentro da própria vida intencional, e que a intersubjetividade, longe de ser pano de fundo social, constitui condição própria dessa experiência.
Palavras-chave: Corpo
Intersubjetividade
Alteridade
Empatia
Envelhecimento
Velho
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MENESES, Alexandre Rodrigues de. O envelhecimento como experiência vivida: corpo, intersubjetividade e temporalidade na fenomenologia de Husserl. 2026. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2026.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/49847
Data de defesa: 27-Jul-2026
Aparece nas coleções:TCC - Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EnvelhecimentoExperiência Vivida.pdf494.86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.