Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/49291
ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-0281-5035
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Efeito temporal do cultivo de café (Coffea arabica L.) no estoque de carbono e atividade biológica do solo
Autor(es): Silva, Luiz Gustavo Pereira
Primeiro orientador: Batista, Araína Hulmann
Primeiro membro da banca: Santos, Edson Aparecido dos
Segundo membro da banca: Hurtado, Sandro Manuel Carmelino
Resumo: O conteúdo de carbono e atividade microbiana no solo, influenciados pelas práticas de manejo, têm sido muito utilizados como indicadores de qualidade. Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito temporal do manejo de lavouras de café sobre a qualidade do solo, por meio da quantificação do estoque de carbono (EstC) e da respiração microbiana basal (RMS). O estudo foi conduzido no município de Araxá, MG, região do Triângulo Mineiro, através da retirada de amostras de solo em áreas de plantio de café com diferentes idades. Foram selecionadas áreas próximas de mesma classe de solo, com cafeeiros de diferentes idades, e uma área com mata nativa para ser tomada como referência de qualidade. Estas áreas foram consideradas como tratamentos, ou variável independente (grupo), sendo: 1. Mata Nativa; 2. Cafeeiro 0 anos; 3. Cafeeiro 11 anos; 4. Cafeeiro 26 anos. Em cada grupo foram aleatoriamente abertas cinco trincheiras até 60 cm de profundidade de onde foram retiradas as amostras de solo (indeformadas e deformadas) nas profundidades de 0 – 10 cm, 0 – 20 cm, 20 – 40 cm, 40 – 60 cm. A determinação do teor de carbono orgânico foi realizada pelo método de Walkley-Black, enquanto a RMS foi determinada pela metodologia de Stotzky. Foram avaliados ainda os parâmetros físicos como densidade aparente e textura, determinada pelo método da pipeta. Os resultados foram testados quanto a normalidade e foi realizada análise de variância em esquema fatorial 4 x 4 (tratamentos x profundidades). As médias foram comparadas por teste de Dunnett tomando a área de mata nativa como referência de qualidade. Os resultados apontam que o cafeeiro de 11 anos apresentou o maior estoque de carbono, diferindo de forma positiva da área mata nativa, a qual apresentou dados coerentes com a realidade de um cerrado preservado. Os demais tratamentos não interferiram significativamente no EstC e na RMS quando comparados à referência.
Palavras-chave: Carbono orgânico total
Qualidade do solo
Cafeicultura
Práticas conservacionistas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Luiz Gustavo Pereira. Efeito temporal do cultivo de café (Coffea arabica L.) no estoque de carbono e atividade biológica do solo. 2026. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2026.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/49291
Data de defesa: 23-Mar-2026
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EfeitoTemporalCultivo.pdf1.03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.