Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/48114
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Residência
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Proposta de Protocolo para Procedimento Operacional Padrão: Atendimento odontológico a pacientes com alterações cardiovasculares atendidos pelo Hospital Odontológico da Universidade Federal de Uberlândia.
Título(s) alternativo(s): Proposed Protocol for Standard Operating Procedure: Dental care for patients with cardiovascular disorders treated at the Dental Hospital of the Federal University of Uberlândia.
Autor(es): Guimarães, Camila Souza
Primeiro orientador: Macedo, Dhiancarlo Rocha
Primeiro membro da banca: De Paulo, Luiz Fernando Barbosa
Segundo membro da banca: Rodrigues, Jessica Ferreira
Terceiro membro da banca: Macedo, Dhiancarlo Rocha
Resumo: As transições demográfica e epidemiológica têm contribuído para o aumento dos agravos à saúde associados à morbimortalidade por doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no Brasil e no cenário global. Dentre essas doenças, destacam-se as cardiovasculares, principal causa de morte no país, que englobam um grupo de enfermidades que comprometem o coração e os vasos sanguíneos, incluindo doenças coronarianas, cerebrovasculares e arteriais periféricas. Diante do exposto, torna-se necessário o aperfeiçoamento das competências profissionais dos cirurgiões-dentistas para o manejo adequado desse perfil de pacientes. O Hospital Odontológico da Universidade Federal de Uberlândia (HO-UFU) conta com um serviço especializada no atendimento a pacientes com comprometimento cardiovascular, dentre outros agravos com repercussões sistêmicas e bucais, denominado Programa de Cuidados Específicos a Doenças Estomatológicas (PROCEDE-UFU). O acesso ao serviço PROCEDE ocorre por meio de referenciamento e contrarreferenciamento, destinado a pacientes com doenças cardiovasculares. Com o objetivo de padronizar as condutas terapêuticas entre a equipe de cirurgiões-dentistas e residentes de odontologia, foi proposta a elaboração de um protocolo na forma de Procedimento Operacional Padrão (POP) para o atendimento a esses pacientes. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica com base em literatura atualizada, aliada à consulta a especialistas do HO-UFU. Conclui-se que etapas como anamnese detalhada, exame físico minucioso, controle da ansiedade e, quando indicado, solicitação de parecer médico e exames complementares, são fundamentais para a definição de condutas seguras para o atendimento odontológico. A construção de um Procedimento Operacional Padrão para pacientes cardiovasculares representa, assim, um avanço em direção ao aprimoramento e à padronização dos tratamentos especializados em saúde bucal ofertados no PROCEDE, promovendo maior segurança clínica ao paciente e ao profissional.
Palavras-chave: odontologia
cardiopatias
protocolos clínicos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: GUIMARÃES, Camila Souza. Proposta de Protocolo para Procedimento Operacional Padrão: Atendimento odontológico a pacientes com alterações cardiovasculares atendidos pelo Hospital Odontológico da Universidade Federal de Uberlândia. 2025. 24 f. Trabalho de Conclusão de Residência (Residência em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/48114
Data de defesa: 11-Dez-2025
Aparece nas coleções:COREMU - TCR - RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PropostaProtocoloProcedimento.pdfTCR508.06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.