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dc.creatorSantos, Isabella Estrela dos-
dc.date.accessioned2025-12-19T13:51:20Z-
dc.date.available2025-12-19T13:51:20Z-
dc.date.issued2025-11-12-
dc.identifier.citationSANTOS, Isabella Estrela. O uso da acentuação gráfica em textos do sexto e nono anos do Ensino Fundamental. 2025. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Língua Portuguesa com Domínio de Libras) — Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47911-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcento gráficopt_BR
dc.subjectGraphic accentpt_BR
dc.subjectTextos escritospt_BR
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectWritten textspt_BR
dc.subjectGrammarpt_BR
dc.subjectLinguisticspt_BR
dc.titleO uso da acentuação gráfica em textos do sexto e nono anos do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe use of graphic accentuation in texts for sixth and ninth grade students in elementary schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Leite, Camila Tavares-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1972776363494170pt_BR
dc.contributor.referee1Laura, Fábio Izaltino-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8748062945689947pt_BR
dc.contributor.referee2Amado, Giselly Tiago Ribeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5771970287386431pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6347279486434771pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um levantamento dos usos do acento gráfico em textos escritos por estudantes do sexto e nono anos do Ensino Fundamental 2. Nosso intuito foi analisar, de forma comparativa, as regras apresentadas pela gramática normativa e livros didáticos e o uso feito pelos estudantes. Para a análise dessas ocorrências, foi delimitado o conceito-chave de acentuação, pautados nas bases teóricas das gramáticas de Bechara (2015) e Bueno (2014), Delmato (2018), assim como em conceitos linguísticos dos autores Cagliari (1999), Câmara jr. (1970), Labov (1972), Bagno (2017), Collischonn (1994), Antunes (2007), Bisol (2005). Os textos utilizados para a análise neste trabalho foram coletados por Tenani, Valêncio, Scarpelini e Kawabata (2014), para o projeto intitulado Textus. Foram selecionados vinte (20) textos produzidos por alunos, sendo 10 textos do sexto ano e dez textos do nono ano do Ensino Fundamental 2. Em seguida, observamos a marcação realizada pelos estudantes tendo como base seus conhecimentos gramaticais sobre a escrita adquiridos na escola básica regular. A partir disso, analisamos como os alunos realizaram suas marcações acentuais, ao mesmo tempo analisamos quais percursos gramaticais os estudantes guiam-se para acentuar graficamente seus textos. Ao final do trabalho, percebemos uma tendência de maior conformidade com as regras gramaticais de acentuação nos textos produzidos por alunos do nono ano, em comparação com aqueles do sexto ano, indicando uma influência positiva do tempo de escolaridade na aplicação dessas normas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseLetras: Língua Portuguesa com domínio de Libraspt_BR
dc.sizeorduration44pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
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