Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47910
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorCoelho, Alexia Gabellini-
dc.date.accessioned2025-12-19T13:42:48Z-
dc.date.available2025-12-19T13:42:48Z-
dc.date.issued2025-12-15-
dc.identifier.citationCoelho, A. (2025). Espelhos digitais: Ambivalências das mídias na construção da identidade de adolescentes (Trabalho de Conclusão de Curso, Graduação em Psicologia). Universidade Federal de Uberlândia.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47910-
dc.description.abstractThe increasing use of digital media has influenced adolescent experience, especially regarding psychological development and identity construction. In this sense, the objective of this work was to analyze how digital media influences the identity construction process of adolescents, through an integrative literature review. The descriptors "adolescent," "digital media," and "identity" were searched in the Google Scholar, SciELO, and PubMed databases, resulting in 157 identified articles. After applying inclusion and exclusion criteria, seven studies composed the final sample. The findings indicate that digital media function as spaces for identity exploration, belonging, and self-expression, allowing adolescents to experiment with social roles and build interpersonal connections. However, effects related to exposure, social comparison, and aesthetic pressure were also observed, including body dissatisfaction, anxiety, low self-esteem, and the search for social validation. Overall, the results suggest that digital media exert an ambivalent influence on adolescent identity, acting both as a developmental context and as a potential risk factor, depending on patterns of use and psychosocial conditions.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectMídias digitaispt_BR
dc.titleEspelhos digitais: ambivalências das mídias na construção da identidade de adolescentespt_BR
dc.title.alternativeDigital mirrors: media ambivalences in the construction of adolescents’ identitiespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Isabela Nunes Pizzotti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7487314091200060pt_BR
dc.contributor.referee1Macedo, Sybele-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7220172790203624pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Isabela Guimarães-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5353367427127173pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO uso crescente das mídias digitais tem influenciado a experiência adolescente, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento psicológico e à construção da identidade. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar de que forma as mídias digitais influenciam o processo de construção da identidade de adolescentes, por meio de uma revisão integrativa da literatura. Foram cruzados os descritores “adolescência”, “mídia digital” e “identidade” nas bases Google Acadêmico, SciELO e PubMed, resultando em 157 artigos identificados. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, sete estudos compuseram a amostra final. Os resultados indicam que as mídias digitais funcionam como espaços de exploração identitária, pertencimento e autoexpressão, permitindo a experimentação de papéis sociais e a construção de vínculos. Entretanto, também foram observados efeitos relacionados à exposição, comparação social e pressão estética, como insatisfação corporal, ansiedade, baixa autoestima e busca por validação. Conclui-se que as mídias exercem influência ambivalente na construção da identidade do adolescente, podendo atuar tanto em contextos de desenvolvimento quanto como fator de risco, dependendo das formas de uso e das condições psicossociais envolvidas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration27pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EspelhosDigitaisAmbivalencias.pdf1.97 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons