Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47892
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSanches, Luiza Silva-
dc.date.accessioned2025-12-18T20:04:17Z-
dc.date.available2025-12-18T20:04:17Z-
dc.date.issued2025-09-23-
dc.identifier.citationSANCHES, Luiza Silva. Projeto de uma tipografia display em homenagem a Rita Lee. 2025. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47892-
dc.description.abstractThis Final Paper documents the creation process of "Cilibrina," an expressive digital display font that seeks to materialize the concept of "gingado brasileiro" (Brazilian swing) into a typographic system. The research begins with an analysis of the duality in the national identity—the tension between the "brutal" and the "organic"—and uses the artistic persona of singer Rita Lee as the conceptual synthesis of this transgression. The methodology applies Design Thinking to translate this cultural framework into letterforms, establishing a new and subversive rule of calligraphic construction based on the principles of "Geometric Brutality" and "Tension in the Terminals." The idealization and prototyping process is detailed, from manual sketches to the technical refinement of vectors, validating the creation of "Moments of Gingado"—purposeful exceptions to the rule—as the primary tool for imbuing the font with rhythm and authenticity. The result is a functional design artifact that not only serves an aesthetic purpose but also stands as a tool of expression that carries the irreverence, history, and soul of its honoree, proving that typography can be an act of cultural anthropophagy.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectDesign de Tipospt_BR
dc.subjectType Design,pt_BR
dc.subjectTipografia Displaypt_BR
dc.subjectRita Lee, Caligrafia.pt_BR
dc.subjectIdentidade Brasileirapt_BR
dc.subjectDisplay Typographypt_BR
dc.subjectBrazilian Identitypt_BR
dc.subjectRita Leept_BR
dc.subjectCalligraphypt_BR
dc.titleProjeto de uma tipografia display em homenagem a Rita Leept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pantaleão, Lucas Farinelli-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4607124943710149pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Lucas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5507779807618666pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, João Plácido Riccó da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9424928643119660pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7337027679990821pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso documenta o processo de criação de "Cilibrina", uma fonte display digital expressiva que busca materializar o conceito de "gingado brasileiro" em um sistema tipográfico. A pesquisa parte da análise da dualidade da identidade nacional — a tensão entre o "bruto" e o "orgânico" — e utiliza a persona artística da cantora Rita Lee como síntese conceitual dessa transgressão. A metodologia aplica o Design Thinking para traduzir este referencial cultural em formas, estabelecendo uma nova e subversiva regra de construção caligráfica baseada nos princípios da "Brutalidade Geométrica" e "Tensão nos Terminais". O processo de idealização e prototipação é detalhado, desde os esboços manuais até o refinamento técnico dos vetores, validando a criação de "Momentos de Gingado" — exceções propositais à regra — como a principal ferramenta para conferir ritmo e autenticidade à fonte. O resultado é um artefato de design funcional que não apenas cumpre um propósito estético, mas se consolida como uma ferramenta de expressão que carrega a irreverência, a história e a alma de sua homenageada, provando que a tipografia pode ser um ato de antropofagia cultural.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseDesignpt_BR
dc.sizeorduration110pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
Appears in Collections:TCC - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProjetoUmaTipografia.pdf15.29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons