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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47867| ORCID: | http://orcid.org/0009-0004-5050-5709 |
| Document type: | Dissertação |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | Adaptabilidade em edifícios universitários: diagnósticos e estratégias a partir da avaliação pós-ocupação |
| Alternate title (s): | Adaptability in university buildings: diagnostics and strategies based on post occupancy evaluation |
| Author: | Pereira, Gláucia Trindade |
| First Advisor: | Villa, Simone Barbosa |
| First member of the Committee: | Ornstein, Sheila Walbe |
| Second member of the Committee: | Nunes, Viviane dos Guimarães Alvim |
| Summary: | As Instituições de Ensino Superior (IES) desempenham um papel fundamental na disseminação do ensino de qualidade e na produção de conhecimento científico, gerando impactos sociais e econômicos significativos nas regiões onde estão inseridas. Contudo, o envelhecimento do parque construído dessas instituições, aliado ao fato de que muitos edifícios não foram projetados com foco na adaptabilidade, tem levantado preocupações quanto à necessidade de adequações ao longo do tempo. Diante desse cenário, este estudo buscou responder a questões centrais sobre a adaptabilidade nas edificações universitárias, investigando como ela poderia ser avaliada e qual é a sua importância para a qualificação dos espaços acadêmicos. O presente trabalho teve como objetivo principal o desenvolvimento de procedimentos metodológicos e de instrumentos padronizados para a Avaliação Pós-Ocupação (APO) em edificações universitárias, com foco na identificação de impactos incidentes e na análise da adaptabilidade do ambiente construído em uso. Para tanto, adotou-se uma abordagem metodológica composta por: (i) revisão sistemática da literatura para fundamentação teórica; (ii) desenvolvimento de um artefato metodológico de APO com ênfase na adaptabilidade; (iii) análise documental de dados, projetos e registros institucionais; e (iv) aplicação empírica da metodologia em dois edifícios do Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (1ISM e 5OSM), seguida de análise integrada dos resultados. Os achados demonstraram que o bloco 1ISM, embora apresente potencial adaptativo derivado de sua tipologia modular, revela deficiências em acessibilidade, conforto ambiental e segurança. Já o bloco 5OSM evidenciou os benefícios de um programa de necessidades bem definido e da adoção de soluções tecnológicas que minimizaram a necessidade de adaptações posteriores. A análise integrada da aplicação da metodologia ressaltou a importância de estruturar o processo em três etapas complementares (identificação dos impactos, avaliação da adaptabilidade instalada e avaliação da vulnerabilidade institucional), assegurando maior consistência e profundidade aos diagnósticos. Entre as principais contribuições desta pesquisa, destacam-se: a consolidação de um artefato metodológico aplicável ao contexto universitário, integrando dimensões técnicas, funcionais, perceptivas e institucionais; a validação da aplicabilidade do método em edifícios de períodos de projeto, de construção e de uso distintos; e a elaboração de uma cartilha de aplicação da APO em IES, concebida como instrumento de apoio à gestão, manutenção, adequações e ao planejamento de novas edificações. A pesquisa apresenta como principais limitações o número restrito de edifícios avaliados e o tempo reduzido para uma validação aprofundada do método e da cartilha, indicando a necessidade de ampliar a base empírica, sem comprometer os resultados. Como próximos passos, recomenda-se testar o artefato em diferentes campi, tipologias e contextos institucionais, aprofundar a análise das variáveis que influenciam a adaptabilidade e integrar a APO a sistemas digitais e indicadores de sustentabilidade, energia e acessibilidade, ampliando seu potencial estratégico para a gestão universitária. Em síntese, os resultados reafirmam a relevância da APO como instrumento estratégico para a busca da qualidade, eficiência e 4 sustentabilidade dos edifícios universitários, contribuindo para fortalecer a cultura de avaliação contínua em IES e oferecendo subsídios técnicos e metodológicos para gestores, projetistas e formuladores de políticas públicas voltadas à qualificação do ambiente construído acadêmico. |
| Abstract: | Higher education institutions (HEIs) play a fundamental role in disseminating quality education and producing scientific knowledge, generating significant social and economic impacts in the regions where they are located. However, the aging of these institutions' buildings, coupled with the fact that many buildings were not designed with adaptability in mind, has raised concerns about the need for adjustments over time. Given this scenario, this study sought to answer key questions about adaptability in university buildings, investigating how it could be assessed and its importance for the qualification of academic spaces. The main objective of this study was to develop methodological procedures and standardized instruments for Post-Occupancy Evaluation (POE) in university buildings, focusing on identifying impacts and analyzing the adaptability of the built environment in use. To this end, a methodological approach was adopted consisting of: (i) a systematic review of the literature for theoretical grounding; (ii) the development of a PEA methodological artifact with an emphasis on adaptability; (iii) documentary analysis of data, projects, and institutional records; and (iv) empirical application of the methodology in two buildings on the Santa Monica Campus of the Federal University of Uberlândia (1ISM and 5OSM), followed by integrated analysis of the results. The findings showed that block 1ISM, although it has adaptive potential due to its modular design, has shortcomings in terms of accessibility, environmental comfort, and safety. Block 5OSM, on the other hand, demonstrated the benefits of a well-defined needs program and the adoption of technological solutions that minimized the need for subsequent adaptations. The integrated analysis of the methodology's application highlighted the importance of structuring the process in three complementary stages (identification of impacts, assessment of installed adaptability, and assessment of institutional vulnerability), ensuring greater consistency and depth in the diagnoses. Among the main contributions of this research, the following stand out: the consolidation of a methodological artifact applicable to the university context, integrating technical, functional, perceptual, and institutional dimensions; the validation of the method's applicability in buildings from different design, construction, and use periods; and the development of a booklet on the application of APO in HEIs, designed as a tool to support the management, maintenance, adaptation, and planning of new buildings. The main limitations of the research are the limited number of buildings evaluated and the reduced time for in-depth validation of the method and the booklet, indicating the need to expand the empirical basis without compromising the results. As next steps, it is 5 recommended to test the artifact in different campuses, typologies, and institutional contexts, to deepen the analysis of the variables that influence adaptability, and to integrate APO into digital systems and indicators of sustainability, energy, and accessibility, expanding its strategic potential for university management. In summary, the results reaffirm the relevance of APO as a strategic tool for the pursuit of quality, efficiency, and sustainability in university buildings, contributing to strengthening the culture of continuous evaluation in HEIs and offering technical and methodological support to managers, designers, and public policy makers focused on improving the academic built environment. |
| Keywords: | Edificações universitárias Adaptabilidade Avaliação PósOcupação Procedimentos metodológicos University buildings Adaptability Post-Occupancy Evaluation Methodological procedures Arquitetura |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO |
| Subject: | Arquitetura Edifícios universitários Projeto de acessibilidade Construção civil - Detalhes |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Program: | Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo |
| Quote: | PEREIRA, Gláucia Trindade. Adaptabilidade em edifícios universitários: diagnósticos e estratégias a partir da avaliação pós-ocupação. 2025. 279 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.615 |
| Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.615 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47867 |
| Date of defense: | 3-Nov-2025 |
| Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. ODS::ODS 9. Indústria, Inovação e infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação. ODS::ODS 11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. ODS::ODS 12. Consumo e produção responsáveis - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. |
| Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Arquitetura e Urbanismo |
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