Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47857| Document type: | Dissertação |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | Contribuições teórico-metodológicas de uma análise Geoambiental para subsidiar atividades de Educação Ambiental Crítica na APA do "Parque Goiabal" – Ituiutaba-MG |
| Alternate title (s): | Theoretical-methodological contributions of a Geoenvironmental analysis to support Critical Environmental Education activities in the APA of "Parque Goiabal" - Ituiutaba-MG |
| Author: | Viali, Monica Souza Oliveira |
| First Advisor: | Miyazaki, Leda Correia Pedro |
| First member of the Committee: | Moura, Gerusa Gonçalves |
| Second member of the Committee: | Alves, Adriana Olívia |
| Third member of the Committee: | Loboda, Carlos Roberto |
| Summary: | Atualmente é perceptível como a Educação Ambiental vem sendo tratada de maneira isolada e pontual dentro do conteúdo abordado em muitas salas de aulas, principalmente em datas comemorativas como o “Dia do Meio Ambiente” e/ou “Dia da Árvore” entre outros. Muitas vezes, acabam envolvendo atividades/ações que são divulgadas nos meios de comunicação (sites, jornais etc.) contemplando o plantio de mudas com grupos escolares e algumas visitas em áreas com remanescentes do Domínio do Cerrado. Em se tratando dos professores do município de Ituiutaba, há alguns anos, essas atividades/ações envolvendo a Educação Ambiental, sejam em datas comemorativas e/ou vinculadas a projetos escolares, não tem mais um local adequado para realização de aulas práticas, trabalhos de campo, visitas técnicas em Unidades de Conservação na área urbana, uma vez que o parque municipal se encontra oficialmente fechado para visitações diárias e abandonado pelo poder público e privado. Atrelado a isso, destaca-se também a ausência de material informativo específico da área que aborde o conhecimento geográfico. Atualmente é perceptível que o Parque Goiabal tem enfrentado vários problemas, sendo um deles ligado a ausência de um plano de gestão, e em consequência disso, ausência de plano de manejo, atrelado a falta de investimento na infraestrutura e na equipe gestora, como também na segurança dos visitantes tem dificultado a obtenção de recursos financeiros públicos e privados para o local. Outro problema que se pode mencionar está vinculado a pressão que a expansão territorial urbana tem exercido na área do parque, pois devido à ausência de uma cerca que delimita exatamente a área do parque, muitos moradores acabam invadindo a área do parque, ampliando o seu quintal. Além disso, o sistema de drenagem urbana tem direcionado as águas pluviais para dentro do parque, sem um investimento de infraestrutura de controle da velocidade dessas águas, como por exemplo escada de dissipação de energia e técnicas de estabilização e controle de sedimentos. Isso tem contribuído para a manifestação de erosões lineares. As queimadas urbanas nos meses de estiagem têm contribuído para o agravamento da degradação do parque. As trilhas existentes no parque encontram-se sem placas de localização/orientação, há ausência de painéis interpretativos que demonstram aspectos da Biodiversidade e da Geodiversidade na área, entre outros problemas diagnosticados. Apesar do parque estar fechado para livre visitação diária, algumas atividades ainda estão sendo realizadas no local. Instituições de Ensino Superior tem utilizado a área como laboratório ao ar livre para realização de aulas práticas, trabalhos de campo e local de pesquisa. Em datas comemorativas ligadas diretamente com a Educação Ambiental o local é visitado por grupos escolares em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Secretaria da Educação. No entanto, foi constatado a carência de materiais didáticos e informativo sobre o Parque Goiabal que possa subsidiar e auxiliar professores/docentes e discentes sobre aspectos Geoambientais da área, demonstrando por exemplo a Biodiversidade e a Geodiversidade existente etc. Assim a questão norteadora desta investigação é: “Quais as potencialidades de produção de conhecimento teórico-conceitual e metodológico com ênfase no saber geográfico que o Parque Goiabal possui em relação aos aspectos da Geodiversidade (abióticos) e Geoambientais para subsidiar a Educação Ambiental Crítica e demais atividades de ensino?”. O objetivo geral da pesquisa foi realizar uma análise Geoambiental com ênfase na Geodiversidade do Parque Municipal Goiabal com intuito de demonstrar como esses aspectos podem subsidiar ações voltadas para a Educação Ambiental na perspectiva Critica. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: a) Foi utilizado o método indutivo de pesquisa no qual realizou-se a revisão bibliográfica de temas voltados a Educação Ambiental, Aspectos físicos-naturais da área de estudo, Geodiversidade, Biodiversidade, Interpretação Ambiental, Trilhas, Unidades de Conservação entre outros, b) Também se realizou sobretudo uma pesquisa documental sobre a APA Goiabal, b) Foram elaborados mapeamentos temáticos da área de estudo com o uso de imagens de satélites ALOS 9 PALSAR com resolução de 12,5 metros, bases cartográficas do IBGE, que foram processadas em ambiente SIG no programa QGIS. Assim, foram elaborados mapeamentos temáticos que representaram o relevo, a hidrografia, as altitudes, as declividades entre outros.; c) Os trabalhos de campo foram fundamentais para o mapeamento das trilhas existentes no parque, no qual foram identificados e analisados alguns aspectos da Geodiversidade e da Biodiversidade local; d) As fichas de coleta de dados e informações foram aplicadas e preenchidas durante os trabalhos de campo, assim o pesquisador pode registrar de forma padronizada aspectos da Geodiversidade e Biodiversidade e características especificas das trilhas; d) Também elaborou-se algumas placas de orientação e informação que foram fixadas durante os trabalhos de campo para orientar os pontos mais expressivos para se trabalhar o saber geográfico em ações de Educação Ambiental; e) Os painéis interpretativos foram elaborados apenas em ambiente computacional, cujo objetivo foi de ilustrar aspectos da Geodiversidade e Biodiversidade de determinados pontos para que sejam desenvolvidas atividades de Educação Ambiental. Os resultados obtidos com a pesquisa pautaram-se na análise de implantação do Parque Goiabal com destaque para os aspectos legais de sua criação, classificação e área. Foi realizado um diagnóstico dos aspectos físicos-naturais da área no qual identificou-se que a litologia local tem como base o arenito da Formação Adamantina do Grupo Bauru, cujos solos encontrados possuem, no geral, uma textura arenosa e cor avermelhada sendo semelhante aos Latossolos Vermelhos, em uma menor proporção pode ser encontrado solos mais argilosos e cores que variam de amarelo a acinzentado. O relevo local foi identificado como sendo em forma de colina convexizada com topo amplo suave e ondulado, com vertentes concavas, convexas e retilíneas, além de uma morfologia de cabeceira de drenagem em anfiteatro. A hidrográfica é marcada por diversos canais de escoamento e um curso d’água principal chamado de córrego Goiabal, que apresenta duas represas. Em relação aos aspectos Geoambientais identificados foi constatado que a situação da infraestrutura se encontra deteriorada não possuindo condições de uso, pois os quiosques, banheiros, quadras esportivas, entre outros estão sem condições de uso e necessitam reforma. Em vários pontos do parque é possível identificar erosões sendo as ravinas e voçorocas as formas mais impactantes, uma vez que a perda de solo por meio do escoamento superficial e a incisão linear está provocando assoreamento das represas e dos córregos Goiabal e São José, além de deixar imensas incisões no solo que estão aumentando a cada chuva devido o direcionamento das águas pluviais oriundas do sistema de drenagem urbana para dentro do parque, isso tem intensificado e acelerado o processo erosivo. Outro resultado alcançado foi a identificação e caracterização de quatro trilhas, sendo elas a Trilha do Cerradão com 634 metros de extensão e aspectos físicos em destaque pautado na flora do Cerradão, declividade e hipsometria, Trilha das Represas com 1.222 metros de comprimento cujos temas de abordagem ambiental são flora do Cerradão, impactos como erosão dos solos, queimada, as represas artificiais e qualidade da água, além da infraestrutura existente, a Trilha da Ravina com 82,4 metros de distância com destaque para temas ambientais de erosão, serrapilheira, extração ilegal de arvores, observação de espécies da fauna e por último a Trilha da Voçoroca com 45 metros de comprimento no qual os temas ambientais que podem ser abordados são erosão em forma de voçorocas, a relação solo e rocha, além do aforamento do lençol freático. Por fim, foram confeccionadas e afixadas no Parque placas simples de orientação para dar subsídio de apoio aos docentes durante a realização de trabalhos de Educação Ambiental para explorar o conhecimento geográfico do local. |
| Abstract: | Currently, it is noticeable how Environmental Education has been treated in an isolated and occasional manner within the content covered in many classrooms, especially on commemorative dates such as "Environment Day" and/or "Tree Day," among others. Often, these initiatives involve activities or actions that are publicized in the media (websites, newspapers, etc.), including the planting of seedlings with school groups and some visits to areas with remnants of the Cerrado biome. Regarding the teachers in the municipality of Ituiutaba, for some years now, these activities or actions related to Environmental Education—whether on commemorative dates or as part of school projects—no longer have a suitable location for conducting practical classes, fieldwork, or technical visits to Conservation Units in urban areas. This is because the municipal park has been officially closed for daily visits and abandoned by both public and private authorities. Additionally, there is a noticeable lack of specific informational material in the field that addresses geographical knowledge. Currently, it is evident that Goiabal Park has been facing several problems, one of which is the absence of a management plan. As a result, there is no operational plan, and the lack of investment in infrastructure, management staff, and visitor security has made it difficult to obtain public and private financial resources for the site. Another issue that can be mentioned is the pressure exerted by urban territorial expansion on the park area. Due to the absence of a fence that clearly delineates the park’s boundaries, many residents end up encroaching on the park's land, extending their backyards. Additionally, the urban drainage system has been directing stormwater into the park without any investment in infrastructure to control the speed of these waters, such as energy dissipation staircases and sediment stabilization and control techniques. This has contributed to the development of linear erosion. Urban fires during the dry season have further aggravated the park’s degradation. The existing trails in the park lack location/orientation signs, and there are no interpretive panels to illustrate aspects of Biodiversity and Geodiversity in the area, among other diagnosed issues. Despite the park being closed to free daily visitation, some activities are still taking place there. Higher education institutions have been using the area as an open-air laboratory for practical classes, fieldwork, and research. On commemorative dates directly related to Environmental Education, school groups visit the site in partnership with the Municipal Department of the Environment and the Department of Education. However, a lack of educational and informational materials about Goiabal Park has been identified, which could support and assist teachers, educators, and students in understanding the geoenvironmental aspects of the area, such as its existing Biodiversity and Geodiversity. Thus, the guiding question of this investigation is: "What are the potentialities for producing theoretical-conceptual and methodological knowledge, with an emphasis on geographical understanding, that Goiabal Park offers regarding Geodiversity (abiotic aspects) and geoenvironmental factors to support Critical Environmental Education and other teaching activities?" The general objective of the research was to conduct a geoenvironmental analysis with an emphasis on the geodiversity of Goiabal Municipal Park, aiming to demonstrate how these aspects can support actions focused on Environmental Education from a Critical perspective. The methodological procedures used were as follows: a) The inductive research method was applied, involving a literature review on topics related to Environmental Education, the physical-natural aspects of the study area, Geodiversity, Biodiversity, Environmental Interpretation, Trails, Conservation Units, among others. b) A documentary research on the Goiabal Environmental Protection Area (APA Goiabal) was also conducted. c) Thematic mapping of the study area was carried out using ALOS PALSAR satellite images with a 12.5-meter resolution and cartographic bases from IBGE, processed in a GIS environment using the QGIS program. These thematic maps represented relief, 11 hydrography, altitudes, slopes, and other features. d) Fieldwork was essential for mapping the existing trails in the park, where various aspects of local Geodiversity and Biodiversity were identified and analyzed. e) Data collection forms were applied and completed during fieldwork, allowing the researcher to systematically record Geodiversity and Biodiversity aspects, as well as specific characteristics of the trails. f) Orientation and informational signs were designed and installed during fieldwork to highlight the most significant points for geographical knowledge in Environmental Education activities. g) Interpretive panels were developed only in a computational environment, aiming to illustrate aspects of Geodiversity and Biodiversity at specific points to facilitate Environmental Education activities. The research results were based on an analysis of the implementation of Goiabal Park, highlighting the legal aspects of its creation, classification, and area. A diagnosis of the physical-natural aspects of the area was conducted, revealing that the local lithology is based on sandstone from the Adamantina Formation of the Bauru Group. The predominant soils have a sandy texture and a reddish color, similar to Red Latosols, with a smaller proportion of more clayey soils ranging in color from yellow to gray. The local relief was identified as a convex hill with a broad, gently undulating top, concave, convex, and rectilinear slopes, as well as an amphitheater-shaped drainage head. The hydrographic system is characterized by various drainage channels and a main watercourse, Goiabal Stream, which has two reservoirs. Regarding the identified geoenvironmental aspects, it was found that the park’s infrastructure is in a deteriorated state and unfit for use, as kiosks, restrooms, sports courts, and other facilities require renovation. Erosion is evident in several areas of the park, with gullies and ravines being the most impactful formations. Soil loss due to surface runoff and linear incision is causing sedimentation in the Goiabal and São José streams and their reservoirs. Additionally, large incisions in the soil are increasing with each rainfall, as stormwater from the urban drainage system is being directed into the park, intensifying and accelerating the erosion process. Another key result was the identification and characterization of four trails: Cerradão Trail (634 meters), with a focus on the Cerradão flora, slope, and hypsometry. Reservoirs Trail (1,222 meters), covering environmental themes such as Cerradão flora, soil erosion, wildfires, artificial reservoirs, water quality, and existing infrastructure. Ravine Trail (82.4 meters), highlighting themes of erosion, leaf litter, illegal tree extraction, and fauna observation. Gully Trail (45 meters), addressing gully erosion, soil-rock interaction, and groundwater outcropping. Finally, simple orientation signs were created and installed in the park to support educators in conducting Environmental Education activities, helping to explore the geographical knowledge of the area. |
| Keywords: | Educação Ambiental Crítica Trilhas Conhecimento Geográfico Painéis Interpretativos Unidade de Conservação Critical Environmental Education Geographical Knowledge Conservation Unit Trails Interpretive Panels |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Program: | Programa de Pós-graduação em Geografia (Pontal) |
| Quote: | VIALI, Monica Souza Oliveira Viali. Contribuições Teórico-Metodológicas de uma análise Geoambiental para subsidiar atividades de Educação Ambiental Crítica na APA do "Parque Goiabal" – Ituiutaba-MG, 2023. 234 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.220. |
| Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.220 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47857 |
| Date of defense: | 29-Sep-2022 |
| Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade. |
| Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Geografia (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| ContribuiçõesTeóricoMetodológicas.pdf | 40.41 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
