Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47794| Tipo do documento: | Dissertação |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Corpo desenhante: experiências artísticas em desenho, ocupação, corpo e subversão na educação básica |
| Título(s) alternativo(s): | The drawing body: artistic experiences in drawing, occupation, body, and subversion in basic education |
| Autor(es): | Faria, Paula de Oliveira Campanha |
| Primeiro orientador: | Melo, Roberta Maira de |
| Primeiro membro da banca: | Fonseca, Fábio |
| Segundo membro da banca: | Silva, Elsiene Coelho da |
| Resumo: | Esta dissertação, intitulada Corpo Desenhante: experiências artísticas em desenho, ocupação, corpo e subversão na educação básica, investiga as interseções entre as identidades de educadora, artista e pesquisadora a partir de experiências pedagógicas e artísticas vivenciadas no Ensino Fundamental. A pesquisa, de natureza qualitativa e abordagem pós-estruturalista, fundamenta-se em teóricos como Deleuze, Guattari, Dewey, Larrosa e Freire, e explora como a prática artística em desenho, performance e instalação influência e ressignificar a docência em arte. Por meio de uma metodologia cartográfica e rizomática, a autora analisa registros de processos criativos realizados com alunos em espaços escolares, incluindo ambientes abertos e não convencionais. Os resultados evidenciam a ampliação do conceito de desenho para além do suporte papel, incorporando materialidades diversas, ocupação espacial, corporeidade e gestos subversivos. Conclui-se que a integração entre prática artística, pesquisa e ensino potencializa a construção de uma identidade docente híbrida, sensível e politicamente engajada, favorecendo experiências significativas de aprendizagem e expressão artística. |
| Abstract: | This dissertation, entitled The Drawing Body: artistic experiences in drawing, occupation, body and subversion in basic education, investigates the intersections between the identities of educator, artist, and researcher based on pedagogical and artistic experiences in Elementary Education. The research, qualitative in nature and with a post-structuralist approach, is grounded in theorists such as Deleuze, Guattari, Dewey, Larrosa, and Freire, and explores how artistic practice in drawing, performance, and installation influences and re-signifies art teaching. Through a cartographic and rhizomatic methodology, the author analyzes records of creative processes carried out with students in school spaces, including open and unconventional environments. The results demonstrate the expansion of the concept of drawing beyond the paper support, incorporating diverse materialities, spatial occupation, corporeality, and subversive gestures. It is concluded that the integration of artistic practice, research, and teaching enhances the construction of a hybrid, sensitive, and politically engaged teacher identity, fostering meaningful learning and artistic expression experiences. |
| Palavras-chave: | Desenho Drawing Corpo Professor-Artista Educação Básica Ocupação Subversão Performance Experiência Estética Basic Education Performance Aesthetic Experience Subversion Teacher-Artist Occupation Body |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Assunto: | Artes Educação básica Artistas como professores Arte na educação |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional) |
| Referência: | FARIA, Paula de Oliveira Campanha. Corpo desenhante: experiências artísticas em desenho, ocupação, corpo e subversão na educação básica. 2025. 139 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org?10.14393/ufu.di.2025.673. |
| Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.673 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47794 |
| Data de defesa: | 28-Out-2025 |
| Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
| Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CorpoDesenhanteExperiências.pdf | 7.64 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
