Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47794Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Faria, Paula de Oliveira Campanha | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-05T13:33:56Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-05T13:33:56Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-28 | - |
| dc.identifier.citation | FARIA, Paula de Oliveira Campanha. Corpo desenhante: experiências artísticas em desenho, ocupação, corpo e subversão na educação básica. 2025. 139 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org?10.14393/ufu.di.2025.673. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47794 | - |
| dc.description.abstract | This dissertation, entitled The Drawing Body: artistic experiences in drawing, occupation, body and subversion in basic education, investigates the intersections between the identities of educator, artist, and researcher based on pedagogical and artistic experiences in Elementary Education. The research, qualitative in nature and with a post-structuralist approach, is grounded in theorists such as Deleuze, Guattari, Dewey, Larrosa, and Freire, and explores how artistic practice in drawing, performance, and installation influences and re-signifies art teaching. Through a cartographic and rhizomatic methodology, the author analyzes records of creative processes carried out with students in school spaces, including open and unconventional environments. The results demonstrate the expansion of the concept of drawing beyond the paper support, incorporating diverse materialities, spatial occupation, corporeality, and subversive gestures. It is concluded that the integration of artistic practice, research, and teaching enhances the construction of a hybrid, sensitive, and politically engaged teacher identity, fostering meaningful learning and artistic expression experiences. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Desenho | pt_BR |
| dc.subject | Drawing | pt_BR |
| dc.subject | Corpo | pt_BR |
| dc.subject | Professor-Artista | pt_BR |
| dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
| dc.subject | Ocupação | pt_BR |
| dc.subject | Subversão | pt_BR |
| dc.subject | Performance | pt_BR |
| dc.subject | Experiência Estética | pt_BR |
| dc.subject | Basic Education | pt_BR |
| dc.subject | Performance | pt_BR |
| dc.subject | Aesthetic Experience | pt_BR |
| dc.subject | Subversion | pt_BR |
| dc.subject | Teacher-Artist | pt_BR |
| dc.subject | Occupation | pt_BR |
| dc.subject | Body | pt_BR |
| dc.title | Corpo desenhante: experiências artísticas em desenho, ocupação, corpo e subversão na educação básica | pt_BR |
| dc.title.alternative | The drawing body: artistic experiences in drawing, occupation, body, and subversion in basic education | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Melo, Roberta Maira de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2597747309858882 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Fonseca, Fábio | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4450453554832020 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Silva, Elsiene Coelho da | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8643978507041015 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1239024245412791 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta dissertação, intitulada Corpo Desenhante: experiências artísticas em desenho, ocupação, corpo e subversão na educação básica, investiga as interseções entre as identidades de educadora, artista e pesquisadora a partir de experiências pedagógicas e artísticas vivenciadas no Ensino Fundamental. A pesquisa, de natureza qualitativa e abordagem pós-estruturalista, fundamenta-se em teóricos como Deleuze, Guattari, Dewey, Larrosa e Freire, e explora como a prática artística em desenho, performance e instalação influência e ressignificar a docência em arte. Por meio de uma metodologia cartográfica e rizomática, a autora analisa registros de processos criativos realizados com alunos em espaços escolares, incluindo ambientes abertos e não convencionais. Os resultados evidenciam a ampliação do conceito de desenho para além do suporte papel, incorporando materialidades diversas, ocupação espacial, corporeidade e gestos subversivos. Conclui-se que a integração entre prática artística, pesquisa e ensino potencializa a construção de uma identidade docente híbrida, sensível e politicamente engajada, favorecendo experiências significativas de aprendizagem e expressão artística. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional) | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 139 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.673 | pt_BR |
| dc.subject.autorizado | Artes | pt_BR |
| dc.subject.autorizado | Educação básica | pt_BR |
| dc.subject.autorizado | Artistas como professores | pt_BR |
| dc.subject.autorizado | Arte na educação | pt_BR |
| dc.subject.ods | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional) | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CorpoDesenhanteExperiências.pdf | 7.64 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
