Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47794
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorFaria, Paula de Oliveira Campanha-
dc.date.accessioned2025-12-05T13:33:56Z-
dc.date.available2025-12-05T13:33:56Z-
dc.date.issued2025-10-28-
dc.identifier.citationFARIA, Paula de Oliveira Campanha. Corpo desenhante: experiências artísticas em desenho, ocupação, corpo e subversão na educação básica. 2025. 139 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org?10.14393/ufu.di.2025.673.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47794-
dc.description.abstractThis dissertation, entitled The Drawing Body: artistic experiences in drawing, occupation, body and subversion in basic education, investigates the intersections between the identities of educator, artist, and researcher based on pedagogical and artistic experiences in Elementary Education. The research, qualitative in nature and with a post-structuralist approach, is grounded in theorists such as Deleuze, Guattari, Dewey, Larrosa, and Freire, and explores how artistic practice in drawing, performance, and installation influences and re-signifies art teaching. Through a cartographic and rhizomatic methodology, the author analyzes records of creative processes carried out with students in school spaces, including open and unconventional environments. The results demonstrate the expansion of the concept of drawing beyond the paper support, incorporating diverse materialities, spatial occupation, corporeality, and subversive gestures. It is concluded that the integration of artistic practice, research, and teaching enhances the construction of a hybrid, sensitive, and politically engaged teacher identity, fostering meaningful learning and artistic expression experiences.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectDrawingpt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectProfessor-Artistapt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectOcupaçãopt_BR
dc.subjectSubversãopt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectExperiência Estéticapt_BR
dc.subjectBasic Educationpt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectAesthetic Experiencept_BR
dc.subjectSubversionpt_BR
dc.subjectTeacher-Artistpt_BR
dc.subjectOccupationpt_BR
dc.subjectBodypt_BR
dc.titleCorpo desenhante: experiências artísticas em desenho, ocupação, corpo e subversão na educação básicapt_BR
dc.title.alternativeThe drawing body: artistic experiences in drawing, occupation, body, and subversion in basic educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Roberta Maira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2597747309858882pt_BR
dc.contributor.referee1Fonseca, Fábio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4450453554832020pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Elsiene Coelho da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8643978507041015pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1239024245412791pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação, intitulada Corpo Desenhante: experiências artísticas em desenho, ocupação, corpo e subversão na educação básica, investiga as interseções entre as identidades de educadora, artista e pesquisadora a partir de experiências pedagógicas e artísticas vivenciadas no Ensino Fundamental. A pesquisa, de natureza qualitativa e abordagem pós-estruturalista, fundamenta-se em teóricos como Deleuze, Guattari, Dewey, Larrosa e Freire, e explora como a prática artística em desenho, performance e instalação influência e ressignificar a docência em arte. Por meio de uma metodologia cartográfica e rizomática, a autora analisa registros de processos criativos realizados com alunos em espaços escolares, incluindo ambientes abertos e não convencionais. Os resultados evidenciam a ampliação do conceito de desenho para além do suporte papel, incorporando materialidades diversas, ocupação espacial, corporeidade e gestos subversivos. Conclui-se que a integração entre prática artística, pesquisa e ensino potencializa a construção de uma identidade docente híbrida, sensível e politicamente engajada, favorecendo experiências significativas de aprendizagem e expressão artística.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration139pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.673pt_BR
dc.subject.autorizadoArtespt_BR
dc.subject.autorizadoEducação básicapt_BR
dc.subject.autorizadoArtistas como professorespt_BR
dc.subject.autorizadoArte na educaçãopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CorpoDesenhanteExperiências.pdf7.64 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons