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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorQueiroz, Caio Coutinho de-
dc.date.accessioned2025-12-05T12:11:24Z-
dc.date.available2025-12-05T12:11:24Z-
dc.date.issued2025-09-26-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Caio Coutinho de. Classificação e estruturação digital da rede viária urbana de Monte Carmelo/MG. 2025. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica) - Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47793-
dc.description.abstractThe objective of this study was to digitally model the urban road network of Monte Carmelo, Minas Gerais, using geoprocessing techniques in a GIS environment, in order to support urban planning and promote greater efficiency in local mobility. The methodology involved the collection and processing of topographic data (elevation and slope) from the Copernicus DEM; the structuring of the road network based on data from OpenStreetMap and IBGE; the spatial distribution of the urban population using data from the 2022 Demographic Census; the categorization of streets and pavement conditions; the analysis of road widths in accordance with municipal legislation; the functional hierarchy of the road system following DNIT guidelines; and traffic volume counts at a strategic point. The results indicated that the city has a predominantly flat terrain, a significant demographic concentration in the eastern zone, and a predominance of local roads with widths ranging from 7 to 12 meters, in addition to most of the road network being paved. The traffic counts showed that the highest vehicle flows occur during school arrival and departure times, with a Peak Hour Factor (PHF) ranging from 0.57 to 0.88, which demonstrates both periods of constant flow and acute traffic concentrations. It was concluded that the integration of physical, structural, functional, and social factors in a GIS environment is effective for understanding urban dynamics and proposing more appropriate mobility solutions.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRede viária urbanapt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectGeoprocessamentopt_BR
dc.subjectPlanejamento urbanopt_BR
dc.subjectMonte Carmelo - MGpt_BR
dc.titleClassificação e estruturação digital da rede viária urbana de Monte Carmelo/MGpt_BR
dc.title.alternativeClassification and digital structuring of the urban road network of Monte Carmelo/MGpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Seabra, Luciany Oliveira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1270315505605105pt_BR
dc.contributor.advisor1Indjai, Luziane Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0933418694793112pt_BR
dc.contributor.referee1Indjai, Luziane Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0933418694793112pt_BR
dc.contributor.referee2Seabra, Luciany Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1270315505605105pt_BR
dc.contributor.referee3Toledo, Pedro Eduardo Ribeiro de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9459600794213546pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6510114355624171pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO trabalho teve como objetivo estruturar digitalmente a rede viária urbana de Monte Carmelo/MG, utilizando técnicas de geoprocessamento em ambiente SIG, a fim de subsidiar o planejamento urbano e promover maior eficiência na mobilidade local. A metodologia adotada envolveu a coleta e processamento de dados topográficos (altitude e declividade) a partir do Copernicus DEM; a estruturação da rede viária com base nos dados do OpenStreetMap e do IBGE; a distribuição territorial da população urbana através dos dados do Censo Demográfico do ano de 2022; a categorização dos logradouros e da pavimentação; a análise das larguras das vias conforme as legislações municipais; a hierarquização funcional do sistema viário seguindo as diretrizes do DNIT e a realização de contagem volumétrica de veículos em um ponto estratégico. Os resultados mostraram que a cidade apresenta relevo predominantemente plano, concentração demográfica significativa na zona leste e predominância de vias locais com largura entre 7 e 12 metros, além de grande parte da malha pavimentada. A contagem volumétrica evidenciou que os maiores fluxos de veículos ocorrem nos horários de entrada e saída escolares, com fator horário de pico variando entre 0,57 e 0,88, o que demonstra tanto períodos de fluxo constante quanto concentrações agudas de tráfego. Concluiu-se que a integração de variáveis físicas, estruturais, funcionais e sociais em ambiente SIG é eficaz para compreender a dinâmica urbana e propor soluções mais adequadas para a mobilidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia de Agrimensura e Cartográficapt_BR
dc.sizeorduration46pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::ENGENHARIA CARTOGRAFICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::ENGENHARIA DE AGRIMENSURApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESpt_BR
dc.orcid.putcode198897049-
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia de Agrimensura e Cartográfica (Monte Carmelo)

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