Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47779| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Atletismo na escola: uma revisão de literatura |
| Título (s) alternativo (s): | Athletics in school: a literature review |
| Autor: | Japiassu, Rodrigo Porto |
| Primer orientador: | Antunes, Marina Ferreira de Souza |
| Primer coorientador: | Lima, Solange Rodovalho |
| Primer miembro de la banca: | Salgado, Priscilla Martins |
| Segundo miembro de la banca: | Lima, Solange Rodovalho |
| Resumen: | Este trabalho realizou uma revisão da literatura sobre o atletismo no ambiente escolar, com o objetivo de entender como essa modalidade tem sido tratada nas aulas de Educação Física. Foram analisados cinco artigos publicados em revistas científicas sobre o ensino do atletismo, seus desafios e suas possibilidades pedagógicas foram analisados. O estudo foi realizado de maneira bibliográfica e exploratória, utilizando uma análise qualitativa dos textos escolhidos. Os resultados sugerem que o atletismo pode ter um impacto positivo e significativo no desenvolvimento motor, cognitivo e social dos/as estudantes, desde que seja considerado um conteúdo inclusivo e educativo, além de superar o modelo de rendimento. A falta de infraestrutura e materiais é um dos principais desafios, exigindo que os professores se adaptam as realizades escolares. Conclui-se que o atletismo, quando abordado de maneira crítica e contextualizada, tem o potencial de promover a democratização do acesso à cultura corporal e incentivar hábitos saudáveis, fortalecendo sua importância na formação de cidadãos. |
| Abstract: | This study reviewed the literature on athletics in schools to understand how this sport has been addressed in Physical Education classes. Five articles published in scientific journals on the teaching of athletics, its challenges, and its pedagogical possibilities were analyzed. The study was conducted in a bibliographic and exploratory manner, utilizing a qualitative analysis of the selected texts. The results suggest that athletics can have a positive and significant impact on students' motor, cognitive, and social development, provided it is considered an inclusive and educational subject, in addition to going beyond the performance model. The lack of infrastructure and materials is a major challenge, requiring teachers to adapt to school performance. The conclusion is that athletics, when approached critically and contextually, has the potential to promote the democratization of access to physical culture and encourage healthy habits, strengthening its importance in the development of citizens. |
| Palabras clave: | Educação física escolar Formação docente Prática pedagógica Inclusão |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | JAPIASSU, Rodrigo Porto. Atletismo na escola: uma revisão de literatura. 2025. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47779 |
| Fecha de defensa: | 17-oct-2025 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Educação Física |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AtletismoEscolaRevisão.pdf | 231.71 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
