Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47779
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Atletismo na escola: uma revisão de literatura
Título(s) alternativo(s): Athletics in school: a literature review
Autor(es): Japiassu, Rodrigo Porto
Primeiro orientador: Antunes, Marina Ferreira de Souza
Primeiro coorientador: Lima, Solange Rodovalho
Primeiro membro da banca: Salgado, Priscilla Martins
Segundo membro da banca: Lima, Solange Rodovalho
Resumo: Este trabalho realizou uma revisão da literatura sobre o atletismo no ambiente escolar, com o objetivo de entender como essa modalidade tem sido tratada nas aulas de Educação Física. Foram analisados cinco artigos publicados em revistas científicas sobre o ensino do atletismo, seus desafios e suas possibilidades pedagógicas foram analisados. O estudo foi realizado de maneira bibliográfica e exploratória, utilizando uma análise qualitativa dos textos escolhidos. Os resultados sugerem que o atletismo pode ter um impacto positivo e significativo no desenvolvimento motor, cognitivo e social dos/as estudantes, desde que seja considerado um conteúdo inclusivo e educativo, além de superar o modelo de rendimento. A falta de infraestrutura e materiais é um dos principais desafios, exigindo que os professores se adaptam as realizades escolares. Conclui-se que o atletismo, quando abordado de maneira crítica e contextualizada, tem o potencial de promover a democratização do acesso à cultura corporal e incentivar hábitos saudáveis, fortalecendo sua importância na formação de cidadãos.
Abstract: This study reviewed the literature on athletics in schools to understand how this sport has been addressed in Physical Education classes. Five articles published in scientific journals on the teaching of athletics, its challenges, and its pedagogical possibilities were analyzed. The study was conducted in a bibliographic and exploratory manner, utilizing a qualitative analysis of the selected texts. The results suggest that athletics can have a positive and significant impact on students' motor, cognitive, and social development, provided it is considered an inclusive and educational subject, in addition to going beyond the performance model. The lack of infrastructure and materials is a major challenge, requiring teachers to adapt to school performance. The conclusion is that athletics, when approached critically and contextually, has the potential to promote the democratization of access to physical culture and encourage healthy habits, strengthening its importance in the development of citizens.
Palavras-chave: Educação física escolar
Formação docente
Prática pedagógica
Inclusão
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: JAPIASSU, Rodrigo Porto. Atletismo na escola: uma revisão de literatura. 2025. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47779
Data de defesa: 17-Out-2025
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AtletismoEscolaRevisão.pdf231.71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons