Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47776
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPinto, Gabriella Carvalho-
dc.date.accessioned2025-12-01T13:51:28Z-
dc.date.available2025-12-01T13:51:28Z-
dc.date.issued2025-09-19-
dc.identifier.citationPINTO, Gabriella Carvalho. O Florescimento no local de estudo: sobre o bem - estar dos universitários FAGEN - UFU. 2025. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47776-
dc.description.abstractThe present study analyzed the level of flourishing among students in the Administration and Information Management programs at the School of Management and Business of the Federal University of Uberlândia (FAGEN/UFU), using a quantitative descriptive approach and the Flourishing at Work Scale (EFLOT). Sociodemographic factors influencing perceived flourishing were evaluated, such as program, gender, age group, family income, and year of admission. The results showed higher average flourishing scores for the Administration program compared to Information Management, especially among female students and those in higher age and income groups. Students who entered in 2021 had the highest scores, while cohorts affected by external events showed reduced flourishing. The dimensions evaluated – optimism, competence, purpose, life satisfaction, and meaning – scored above the neutral point, revealing high engagement and well-being among the participants. The study suggests further exploration of the relationship between flourishing and academic dropout, as well as managerial recommendations for strengthening weaker dimensions in specific groups. The findings help promote healthier, more inclusive academic environments that foster student flourishing.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectFlorescimento no trabalhopt_BR
dc.subjectFlourishing at workpt_BR
dc.subjectBem-Estarpt_BR
dc.subjectEngajamentopt_BR
dc.subjectSatisfaçãopt_BR
dc.subjectWell-beingpt_BR
dc.subjectEngagementpt_BR
dc.subjectSatisfactionpt_BR
dc.titleO florescimento no local de estudo: sobre o bem-estar dos universitários FAGEN – UFU.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Maemura, Marcia Mitie Durante-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4615019378986193pt_BR
dc.contributor.referee1Paulo, Renata Rodrigues Daher-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3828942548356975pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Luciana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1072570939218844pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo analisou o nível de florescimento entre estudantes dos cursos de Administração e Gestão da Informação da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU), utilizando abordagem quantitativa descritiva e a Escala de Florescimento no Trabalho (EFLOT). Foram avaliadas as influências de fatores sociodemográficos no florescimento percebido, como curso, gênero, faixa etária, renda familiar e ano de ingresso. Os resultados evidenciaram médias elevadas de florescimento para o curso de Administração em relação à Gestão da Informação, com destaque para estudantes do sexo feminino e para aqueles em faixas etárias e de renda mais altas. Alunos que ingressaram em 2021 apresentaram os maiores escores, enquanto turmas impactadas por eventos externos mostraram florescimento reduzido. As dimensões avaliadas – otimismo, competência, propósito, satisfação com a vida e significado – apresentaram scores acima do ponto neutro, revelando alto engajamento e bem-estar entre os participantes. Nas implicações gerenciais, sugere-se às coordenações dos cursos que promovam ações direcionadas ao fortalecimento das dimensões menos desenvolvidas do florescimento, especialmente junto aos públicos mais vulneráveis, favorecendo ambientes acadêmicos saudáveis, engajados e inclusivos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration40pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.orcid.putcode198508584-
Appears in Collections:TCC - Administração (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FlorescimentoLocalEstudo.pdfTCC1.14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons