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ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-1110-4670
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O florescimento no local de estudo: sobre o bem-estar dos universitários FAGEN – UFU.
Autor(es): Pinto, Gabriella Carvalho
Primeiro orientador: Maemura, Marcia Mitie Durante
Primeiro membro da banca: Paulo, Renata Rodrigues Daher
Segundo membro da banca: Carvalho, Luciana
Resumo: O presente estudo analisou o nível de florescimento entre estudantes dos cursos de Administração e Gestão da Informação da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU), utilizando abordagem quantitativa descritiva e a Escala de Florescimento no Trabalho (EFLOT). Foram avaliadas as influências de fatores sociodemográficos no florescimento percebido, como curso, gênero, faixa etária, renda familiar e ano de ingresso. Os resultados evidenciaram médias elevadas de florescimento para o curso de Administração em relação à Gestão da Informação, com destaque para estudantes do sexo feminino e para aqueles em faixas etárias e de renda mais altas. Alunos que ingressaram em 2021 apresentaram os maiores escores, enquanto turmas impactadas por eventos externos mostraram florescimento reduzido. As dimensões avaliadas – otimismo, competência, propósito, satisfação com a vida e significado – apresentaram scores acima do ponto neutro, revelando alto engajamento e bem-estar entre os participantes. Nas implicações gerenciais, sugere-se às coordenações dos cursos que promovam ações direcionadas ao fortalecimento das dimensões menos desenvolvidas do florescimento, especialmente junto aos públicos mais vulneráveis, favorecendo ambientes acadêmicos saudáveis, engajados e inclusivos.
Abstract: The present study analyzed the level of flourishing among students in the Administration and Information Management programs at the School of Management and Business of the Federal University of Uberlândia (FAGEN/UFU), using a quantitative descriptive approach and the Flourishing at Work Scale (EFLOT). Sociodemographic factors influencing perceived flourishing were evaluated, such as program, gender, age group, family income, and year of admission. The results showed higher average flourishing scores for the Administration program compared to Information Management, especially among female students and those in higher age and income groups. Students who entered in 2021 had the highest scores, while cohorts affected by external events showed reduced flourishing. The dimensions evaluated – optimism, competence, purpose, life satisfaction, and meaning – scored above the neutral point, revealing high engagement and well-being among the participants. The study suggests further exploration of the relationship between flourishing and academic dropout, as well as managerial recommendations for strengthening weaker dimensions in specific groups. The findings help promote healthier, more inclusive academic environments that foster student flourishing.
Palavras-chave: Florescimento no trabalho
Flourishing at work
Bem-Estar
Engajamento
Satisfação
Well-being
Engagement
Satisfaction
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PINTO, Gabriella Carvalho. O Florescimento no local de estudo: sobre o bem - estar dos universitários FAGEN - UFU. 2025. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47776
Data de defesa: 19-Set-2025
Aparece nas coleções:TCC - Administração (Uberlândia)

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