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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47775| ORCID: | http://orcid.org/0009-0000-6460-2228 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Análise de acessibilidade do portal do estudante da Universidade Federal de Uberlândia à luz das WCAG |
| Título(s) alternativo(s): | Accessibility analysis of the student portal of the Federal University of Uberlândia in light of the WCAG |
| Autor(es): | Machado, Raul Araujo |
| Primeiro orientador: | Araujo, Rafael Dias |
| Primeiro membro da banca: | Ribeiro, Thiago Pirola |
| Segundo membro da banca: | Caetano, Daniel Stefany Duarte |
| Resumo: | Este trabalho avalia a acessibilidade do Portal do Estudante da UFU à luz das WCAG 2.2, em um cenário no qual a conformidade normativa é uma condição para inclusão e segurança de uso de serviços universitários por pessoas com deficiência. O objetivo geral foi verificar o grau de conformidade do portal; os objetivos específicos incluíam: realização de auditoria automática, revisão das diretrizes, execução de uma avaliação manual sistemática, contraposição dos resultados e consolidação de um panorama das barreiras e impactos para os usuários. A metodologia abrangeu a auditoria automática no Lighthouse; e avaliação manual guiada pelos critérios das WCAG 2.2, organizada em planilha hierarquizada por princípios/diretrizes/critérios, com classificação "Passou/Falhou/Não aplicável" e justificativas ancoradas em técnicas e falhas oficiais. Para avaliar os critérios, foi realizada a inspeção de DOM/CSS/JS pelos DevTools. A unidade principal foi a página inicial, com verificação pontual e complementar de páginas secundárias para identificar problemas não observados na home. O Lighthouse aplicou 12 verificações, com 10 atendidas e 2 falhas, com score de 82/100; as falhas envolveram o idioma indefinido da página e links sem nome discernível. A avaliação manual mostrou predominância de não conformidades: na home, 21 critérios passaram e 25 falharam (6 A, 9 AA, 10 AAA); nas demais páginas, 44 ocorrências adicionais. Barreiras recorrentes incluíram alternativas textuais ausentes ou inadequadas, uso indevido de <table> para layout, contraste insuficiente, títulos de página genéricos, problemas de foco/visibilidade, reflow a 400% e target size. Páginas do RU ilustraram bons exemplos de implementação acessível. Os achados evidenciam descompasso entre métricas automáticas favoráveis e acessibilidade efetiva. A principal contribuição reside no protocolo replicável de avaliação manual com rastreabilidade técnico-normativa e no relatório de barreiras priorizáveis. |
| Palavras-chave: | WCAG 2.2 Google Lighthouse Acessibilidade em Portais Universitários Avaliação de Acessibilidade Inclusão Digital |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | MACHADO, Raul Araújo. Análise de acessibilidade do portal do estudante da Universidade Federal de Uberlândia à luz das WCAG. 2025. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47775 |
| Data de defesa: | 23-Set-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Sistemas de Informação (Monte Carmelo) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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