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ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-6460-2228
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Análise de acessibilidade do portal do estudante da Universidade Federal de Uberlândia à luz das WCAG
Título(s) alternativo(s): Accessibility analysis of the student portal of the Federal University of Uberlândia in light of the WCAG
Autor(es): Machado, Raul Araujo
Primeiro orientador: Araujo, Rafael Dias
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Thiago Pirola
Segundo membro da banca: Caetano, Daniel Stefany Duarte
Resumo: Este trabalho avalia a acessibilidade do Portal do Estudante da UFU à luz das WCAG 2.2, em um cenário no qual a conformidade normativa é uma condição para inclusão e segurança de uso de serviços universitários por pessoas com deficiência. O objetivo geral foi verificar o grau de conformidade do portal; os objetivos específicos incluíam: realização de auditoria automática, revisão das diretrizes, execução de uma avaliação manual sistemática, contraposição dos resultados e consolidação de um panorama das barreiras e impactos para os usuários. A metodologia abrangeu a auditoria automática no Lighthouse; e avaliação manual guiada pelos critérios das WCAG 2.2, organizada em planilha hierarquizada por princípios/diretrizes/critérios, com classificação "Passou/Falhou/Não aplicável" e justificativas ancoradas em técnicas e falhas oficiais. Para avaliar os critérios, foi realizada a inspeção de DOM/CSS/JS pelos DevTools. A unidade principal foi a página inicial, com verificação pontual e complementar de páginas secundárias para identificar problemas não observados na home. O Lighthouse aplicou 12 verificações, com 10 atendidas e 2 falhas, com score de 82/100; as falhas envolveram o idioma indefinido da página e links sem nome discernível. A avaliação manual mostrou predominância de não conformidades: na home, 21 critérios passaram e 25 falharam (6 A, 9 AA, 10 AAA); nas demais páginas, 44 ocorrências adicionais. Barreiras recorrentes incluíram alternativas textuais ausentes ou inadequadas, uso indevido de <table> para layout, contraste insuficiente, títulos de página genéricos, problemas de foco/visibilidade, reflow a 400% e target size. Páginas do RU ilustraram bons exemplos de implementação acessível. Os achados evidenciam descompasso entre métricas automáticas favoráveis e acessibilidade efetiva. A principal contribuição reside no protocolo replicável de avaliação manual com rastreabilidade técnico-normativa e no relatório de barreiras priorizáveis.
Palavras-chave: WCAG 2.2
Google Lighthouse
Acessibilidade em Portais Universitários
Avaliação de Acessibilidade
Inclusão Digital
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MACHADO, Raul Araújo. Análise de acessibilidade do portal do estudante da Universidade Federal de Uberlândia à luz das WCAG. 2025. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47775
Data de defesa: 23-Set-2025
Aparece nas coleções:TCC - Sistemas de Informação (Monte Carmelo)

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