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ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-9853-3629
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Para além dos muros da faculdade: uma intervenção pedagógica desmistificando a lei de cotas
Autor(es): Marques, Caio Nunes Oliveira
Primeiro orientador: Oliveira, Gustavo de Souza
Primeiro membro da banca: Vasconcelos, Regina Ilka Vieira
Segundo membro da banca: Cunha, Nara Rúbia de Carvalho
Resumo: Este artigo analisa a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012, atualizada pela Lei nº 14.723/2023) como política de justiça social, a partir de uma intervenção pedagógica voltada à desmistificação de seus pressupostos. Sob a ótica da pedagogia crítica de Paulo Freire e de referenciais sobre ações afirmativas, o estudo objetivou desconstruir mitos e promover uma compreensão cidadã da legislação entre estudantes do Ensino Médio. A pesquisa, de abordagem qualitativa e estruturada como pesquisa-intervenção, foi realizada com discentes do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) - Campus Avançado Campina Verde, utilizando questionários diagnósticos e uma oficina dialógica. Os resultados indicam que a intervenção foi eficaz ao esclarecer o funcionamento da lei, especialmente as atualizações de 2023, e fortaleceu a percepção das cotas como um direito historicamente conquistado, e não um privilégio. Conclui-se que a escola é um espaço estratégico para a formação de uma consciência crítica sobre políticas de reparação, reafirmando o potencial da educação na transformação da realidade social.
Palavras-chave: Lei de Cotas
Ações Afirmativas
Políticas Públicas
Educação
Desigualdade Social
Desigualdade Racial
Pedagogia Crítica
Intervenção Pedagógica
Ensino Médio
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MARQUES, Caio Nunes Oliveira. Para além dos muros da faculdade: uma intervenção pedagógica desmistificando a lei de cotas. 2025. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Instituto de História, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47737
Data de defesa: 19-Set-2025
Aparece nas coleções:TCC - História (Uberlândia)

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