Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47737| ORCID: | http://orcid.org/0009-0004-9853-3629 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Para além dos muros da faculdade: uma intervenção pedagógica desmistificando a lei de cotas |
| Autor(es): | Marques, Caio Nunes Oliveira |
| Primeiro orientador: | Oliveira, Gustavo de Souza |
| Primeiro membro da banca: | Vasconcelos, Regina Ilka Vieira |
| Segundo membro da banca: | Cunha, Nara Rúbia de Carvalho |
| Resumo: | Este artigo analisa a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012, atualizada pela Lei nº 14.723/2023) como política de justiça social, a partir de uma intervenção pedagógica voltada à desmistificação de seus pressupostos. Sob a ótica da pedagogia crítica de Paulo Freire e de referenciais sobre ações afirmativas, o estudo objetivou desconstruir mitos e promover uma compreensão cidadã da legislação entre estudantes do Ensino Médio. A pesquisa, de abordagem qualitativa e estruturada como pesquisa-intervenção, foi realizada com discentes do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) - Campus Avançado Campina Verde, utilizando questionários diagnósticos e uma oficina dialógica. Os resultados indicam que a intervenção foi eficaz ao esclarecer o funcionamento da lei, especialmente as atualizações de 2023, e fortaleceu a percepção das cotas como um direito historicamente conquistado, e não um privilégio. Conclui-se que a escola é um espaço estratégico para a formação de uma consciência crítica sobre políticas de reparação, reafirmando o potencial da educação na transformação da realidade social. |
| Palavras-chave: | Lei de Cotas Ações Afirmativas Políticas Públicas Educação Desigualdade Social Desigualdade Racial Pedagogia Crítica Intervenção Pedagógica Ensino Médio |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | MARQUES, Caio Nunes Oliveira. Para além dos muros da faculdade: uma intervenção pedagógica desmistificando a lei de cotas. 2025. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Instituto de História, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47737 |
| Data de defesa: | 19-Set-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - História (Uberlândia) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ParaAlémMuros.pdf | TCC | 3.41 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
