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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorMarques, Caio Nunes Oliveira-
dc.date.accessioned2025-11-24T14:37:46Z-
dc.date.available2025-11-24T14:37:46Z-
dc.date.issued2025-09-19-
dc.identifier.citationMARQUES, Caio Nunes Oliveira. Para além dos muros da faculdade: uma intervenção pedagógica desmistificando a lei de cotas. 2025. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Instituto de História, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47737-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLei de Cotaspt_BR
dc.subjectAções Afirmativaspt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDesigualdade Socialpt_BR
dc.subjectDesigualdade Racialpt_BR
dc.subjectPedagogia Críticapt_BR
dc.subjectIntervenção Pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titlePara além dos muros da faculdade: uma intervenção pedagógica desmistificando a lei de cotaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Gustavo de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7620627276337028pt_BR
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Regina Ilka Vieira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5772606285115412pt_BR
dc.contributor.referee2Cunha, Nara Rúbia de Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4787129577624171pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste artigo analisa a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012, atualizada pela Lei nº 14.723/2023) como política de justiça social, a partir de uma intervenção pedagógica voltada à desmistificação de seus pressupostos. Sob a ótica da pedagogia crítica de Paulo Freire e de referenciais sobre ações afirmativas, o estudo objetivou desconstruir mitos e promover uma compreensão cidadã da legislação entre estudantes do Ensino Médio. A pesquisa, de abordagem qualitativa e estruturada como pesquisa-intervenção, foi realizada com discentes do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) - Campus Avançado Campina Verde, utilizando questionários diagnósticos e uma oficina dialógica. Os resultados indicam que a intervenção foi eficaz ao esclarecer o funcionamento da lei, especialmente as atualizações de 2023, e fortaleceu a percepção das cotas como um direito historicamente conquistado, e não um privilégio. Conclui-se que a escola é um espaço estratégico para a formação de uma consciência crítica sobre políticas de reparação, reafirmando o potencial da educação na transformação da realidade social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration44pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.orcid.putcode197866390-
Aparece en las colecciones:TCC - História (Uberlândia)

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