Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47720
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Memoriam: design e narrativa interativa na conscientização do Alzheimer
Título(s) alternativo(s): Memoriam: design and interactive narrative in Alzheimer’s Awareness
Autor(es): Oliveira, Francielly Sousa e
Primeiro orientador: Silva, João Carlos Ricco Placido da
Primeiro membro da banca: Peixoto, Matheus Amorim
Segundo membro da banca: Machado Júnior, Juscelino Humberto Cunha
Resumo: O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que vai além da perda de memória, afetando identidade, percepção e relações pessoais, mas ainda é pouco debatida socialmente. O design, especialmente por meio de jogos digitais, pode traduzir experiências complexas e estimular empatia de forma acessível. Sendo assim, este trabalho apresenta a produção da Concept Art do jogo Memoriam, A metodologia adotada foi o modelo Double Diamond, que estrutura o processo de design em quatro fases, Descobrir, Definir, Desenvolver e Entregar, promovendo uma abordagem interativa e centrada no usuário para a solução de problemas complexos. Destinado a jovens adultos (16+) e adultos (18+), Memoriam utiliza técnicas de aquarela digital para representar visualmente a fluidez e fragilidade das memórias, reforçando o vínculo entre estética e narrativa. O projeto evidencia a relevância do design como uma disciplina multidisciplinar, ao integrar arte, tecnologia e ciência cognitiva na busca por soluções inovadoras e impactantes, demonstrando como uma abordagem sensível, crítica e bem fundamentada pode potencializar o impacto positivo dos jogos digitais na saúde mental e na conscientização social.
Abstract: Alzheimer’s is a neurodegenerative disease that goes beyond memory loss, affecting identity, perception, and personal relationships, yet it remains little discussed socially. Design, especially through digital games, can translate complex experiences and foster empathy in an accessible way. Thus, this project presents the production of the Concept Art for the game Memoriam, which proposes an immersive and artistically sensitive experience aimed at exploring the role of design in creating digital games that address emotionally and cognitively driven narratives, with a specific focus on Alzheimer’s disease. The methodology adopted was the Double Diamond model, which structures the design process into four phases, Discover, Define, Develop, and Deliver, promoting an iterative and user-centered approach to solving complex problems. Targeted at young adults (16+) and adults (18+), Memoriam employs digital watercolor techniques to visually represent the fluidity and fragility of memories, reinforcing the connection between aesthetics and narrative. The project highlights the relevance of design as a multidisciplinary discipline by integrating art, technology, and cognitive science in the pursuit of innovative and impactful solutions, demonstrating how a sensitive, critical, and well-founded approach can enhance the positive impact of digital games on mental health and social awareness.
Palavras-chave: Concept art
Jogo digital
Alzheimer
Design gráfico
Design de games
Digital game
Graphic design
Game design
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: OLIVEIRA, Francielly Sousa e. Memoriam: design e narrativa interativa para conscientização do Alzheimer. 2025. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47720
Data de defesa: 13-Set-2025
Aparece nas coleções:TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MemoriamDesignNarrativa.pdf97.47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.