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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47690| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
| Término do embargo: | 2027-09-10 |
| Título: | Construção de um simulador de baixo custo para punção venosa periférica de diferentes graus de dificuldade |
| Título(s) alternativo(s): | Construction of a low-cost simulator for peripheral venous puncture of varying degrees of difficulty |
| Autor(es): | Santos, Danyelle Martins dos |
| Primeiro orientador: | Araújo, Suely Amorim de |
| Primeiro membro da banca: | Silva, Patrícia Costa dos Santos da |
| Segundo membro da banca: | Oliveira, Elias José |
| Resumo: | Os simuladores de punção venosa de baixo custo têm se mostrado uma alternativa acessível e eficaz no ensino de habilidades práticas em saúde. Eles permitem que estudantes e profissionais treinem técnicas de punção com maior frequência, sem depender exclusivamente de pacientes ou equipamentos caros. A utilização desses recursos favorece a aprendizagem ativa, promovendo segurança e confiança durante o procedimento. Além disso, contribuem para a redução de erros e para a humanização do cuidado, ao preservar o bem-estar dos pacientes. Trata-se de um estudo metodológico teve como objetivo desenvolver e construir protótipos de baixo custo para treinamento em punção venosa periférica, com diferentes graus de dificuldade, aplicáveis ao ensino em saúde. O intuito foi elaborar simuladores acessíveis e realísticos, capazes de aprimorar habilidades técnicas dos estudantes, promovendo segurança e reduzindo riscos ao paciente. A pesquisa foi realizada no laboratório de habilidades da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (FAMED/UFU), onde foram desenvolvidos dois protótipos de média fidelidade: (1) simulador sem dificuldade anatômica e (2) simulador com dificuldade acrescida pela inserção de esponja representando tecido adiposo.Para a construção, utilizaram-se materiais de baixo custo, como polietileno, tubos de látex, EVA, garrafas PET, esfigmomanômetro e corantes, compondo um sistema fechado pressurizado para simular vasos sanguíneos. Os resultados indicam que os protótipos são eficazes, viáveis e economicamente acessíveis, permitindo treinamento progressivo em ambiente seguro. As vantagens identificadas incluem segurança do paciente, acessibilidade, repetibilidade, baixo custo, realismo progressivo e aumento da confiança do estudante. Entre as limitações estão restrições anatômicas, ausência de resposta fisiológica, durabilidade reduzida e dependência de supervisão docente. Dessa forma, a incorporação de protótipos no ensino de enfermagem constitui uma estratégia pedagógica eficaz, aliando viabilidade financeira, realismo técnico e impacto positivo na formação profissional. |
| Abstract: | Low-cost venipuncture simulators have proven to be an accessible and effective alternative for teaching practical skills in healthcare. They allow students and professionals to practice puncture techniques more frequently, without relying exclusively on patients or expensive equipment. The use of these resources fosters active learning, promoting safety and confidence during the procedure. In addition, they contribute to reducing errors and to the humanization of care by preserving patients’ well-being. This methodological study aimed to develop and build low-cost prototypes for training in peripheral venipuncture, with different levels of difficulty, applicable to health education. The goal was to design accessible and realistic simulators capable of improving students’ technical skills, promoting safety, and reducing risks to patients. The research was conducted in the Skills Laboratory of the Faculty of Medicine at the Federal University of Uberlândia (FAMED/UFU), where two medium-fidelity prototypes were developed: (1) a simulator without anatomical difficulty, and (2) a simulator with increased difficulty due to the insertion of a sponge representing adipose tissue. For construction, low-cost materials were used, such as polyethylene, latex tubes, EVA foam, PET bottles, sphygmomanometer, and dyes, composing a pressurized closed system to simulate blood vessels. The results indicate that the prototypes are effective, feasible, and economically accessible, allowing progressive training in a safe environment. The identified advantages include patient safety, accessibility, repeatability, low cost, progressive realism, and increased student confidence. Among the limitations are anatomical restrictions, absence of physiological response, reduced durability, and dependence on faculty supervision. Thus, the incorporation of prototypes in nursing education constitutes an effective pedagogical strategy, combining financial feasibility, technical realism, and a positive impact on professional training. |
| Palavras-chave: | Treinamento por simulação Tecnologia de baixo custo Educação em saúde |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | SANTOS, Danyelle Martins dos. Construção de um simulador de baixo custo para punção venosa periférica de diferentes graus de dificuldade. 2025. 34 f. f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47690 |
| Data de defesa: | 10-Set-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| ConstruçãoSimuladorBaixo.pdf Até 2027-09-10 | 560.2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
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