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ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-8815-4618
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Quando o rock vira notícia: o Dia Mundial do Rock no telejornalismo da Rede Globo e de suas emissoras afiliadas (2012-2016)
Título(s) alternativo(s): When rock becomes news: World Rock Day on Rede Globo's television news and its affiliated stations (2012-2016)
Autor(es): Oliveira, Flávio Victor de
Primeiro orientador: Oliveira, Wellington Amarante
Primeiro membro da banca: Teixeira, Carla Drielly dos Santos
Segundo membro da banca: Milani, Vanessa Pironato
Resumo: O presente trabalho analisa de que forma a efeméride do Dia Mundial do Rock foi tematizada e exibida pelo telejornalismo no Brasil, a partir de reportagens da Rede Globo e suas afiliadas entre os anos de 2012 e 2016, disponíveis na plataforma de streaming Globoplay. O material foi subdivido em eixos temáticos e analisado utilizando um quadro analítico para decupagem dos elementos que o compõe. A investigação buscou compreender as representações telejornalísticas mediante ao agendamento midiático promovido pelo 13 de julho, popularmente conhecido no Brasil como Dia Mundial do Rock, que consolidou o rock anualmente nas últimas décadas como um fenômeno da cultura de massa. Identificamos estratégias narrativas empregadas, como entrevistas, apresentações músicas, uso de imagens de arquivo como shows e videoclipes, além de alusões a eventos históricos como o festival Live Aid, realizado em 1985. Analisamos como tais elementos contribuem para a elaboração de sentidos, noção de atualidade e evocação de memórias afetivas, tais como o apelo à nostalgia e criação de identidade de grupo. Deste modo, observamos como esses elementos foram articulados na construção da narrativa telejornalística que consolida uma continuidade história da expressão “rock”.
Abstract: This paper analyzes how the World Rock Day celebration was themed and portrayed in Brazilian television news, based on reports from Rede Globo and its affiliates between 2012 and 2016, available on the Globoplay streaming platform. The material was subdivided into thematic areas and analyzed using an analytical framework to break down its constituent elements. The research sought to understand television news representations through the media agenda promoted by July 13th, popularly known in Brazil as World Rock Day, which has consolidated rock music annually in recent decades as a mass culture phenomenon. We identified narrative strategies employed, such as interviews, musical performances, the use of archival footage such as concerts and music videos, as well as allusions to historical events such as the 1985 Live Aid festival. We analyzed how these elements contribute to the development of meaning, the notion of current events, and the evocation of affective memories, such as the appeal to nostalgia and the creation of group identity. Thus, we observed how these elements were articulated in the construction of the television news narrative that consolidates a historical continuity of the expression "rock."
Palavras-chave: Dia mundial do rock
World rock day
Telejornalismo
Rock
Television journalism
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA DO BRASIL REPUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: OLIVEIRA, Flávio Victor de. Quando o rock vira notícia: o Dia Mundial do Rock no telejornalismo da Rede Globo e de suas emissoras afiliadas (2012-2016). 2025. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47685
Data de defesa: 15-Set-2025
Aparece nas coleções:TCC - História (Ituiutaba / Pontal)

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