Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47666
ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-1309-4708
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: Obras literárias: perspectivas e desafios da educação financeira na formação docente
Título(s) alternativo(s): Literary works: perspectives and challenges of integrating financial education into teacher training
Autor(es): Aires, Lara Oliveira Buenos
Primeiro orientador: Marim, Vlademir
Primeiro membro da banca: Oliveira, Renata Carmo de
Segundo membro da banca: Pessoa, Cristiane Azevedo dos Santos
Resumo: A Educação Financeira é crucial para preparar estudantes para uma vida financeira equilibrada e consciente, e para atender a essa demanda, é essencial contar com professores formados e engajados, que possam apoiar o desenvolvimento dessas habilidades de forma eficaz. Esta dissertação tem como objetivo geral analisar as obras literárias voltadas para a Educação Financeira no ensino fundamental, aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) nos últimos 10 anos. Os objetivos específicos incluem identificar e catalogar essas obras, analisar suas concepções e características, investigar suas propostas pedagógicas, estudar os conceitos de Educação Financeira e autoformação docente, além de elaborar um catálogo para a autoformação dos professores. A base teórica do estudo é fundamentada em autores e documentos que abordam a Educação Financeira, as obras literárias como recursos pedagógicos e a autoformação docente, oferecendo um contexto abrangente e integrado para a pesquisa. A metodologia utilizada é o estado do conhecimento, permitindo uma revisão abrangente das práticas e teorias existentes na área. A análise foi estruturada em três eixos principais: (1) a Educação Financeira para além dos cálculos; (2) a formação dos professores para a prática pedagógica; e (3) a percepção do professor na construção do currículo em Educação Financeira. Como produto educacional, esta dissertação proporciona a criação de um catálogo das obras literárias destinado à autoformação dos professores. Os resultados indicam que as obras analisadas possibilitam, sim, a autoformação docente, pois fornecem subsídios para que os professores ampliem seus conhecimentos sobre Educação Financeira e desenvolvam práticas pedagógicas mais significativas e contextualizadas. Assim, espera-se que esta pesquisa contribua para futuras discussões sobre a formação docente, o ensino de Educação Financeira e a formulação de políticas educacionais voltadas à educação básica.
Abstract: Financial Education is crucial for preparing students for a balanced and conscious financial life. To meet this demand, it is essential to have well-trained and engaged teachers who can effectively support the development of these skills. This dissertation aims to analyze literary works focused on Financial Education in elementary education, approved by the National Textbook Program (PNLD) over the past ten years. The specific objectives include identifying and cataloging these works, analyzing their concepts and characteristics, investigating their pedagogical proposals, studying the concepts of Financial Education and teacher self￾education, and developing a catalog for teachers' self-education. The theoretical foundation of the study is based on authors and documents that address Financial Education, literary works as pedagogical resources, and teacher self-education, providing a comprehensive and integrated context for the research. The methodology used is the state of knowledge, allowing for a broad review of existing practices and theories in the field. The analysis was structured into three main axes: (1) Financial Education beyond calculations; (2) teacher training for pedagogical practice; and (3) the teacher's perception in constructing the Financial Education curriculum. As an educational product, this dissertation offers the creation of a catalog of literary works aimed at teachers' self-education. The results indicate that the analyzed works do enable teacher self-education, as they provide resources for teachers to expand their knowledge of Financial Education and develop more meaningful and contextualized teaching practices. Thus, this research is expected to contribute to future discussions on teacher training, the teaching of Financial Education, and the formulation of educational policies for basic education.
Palavras-chave: Obras literárias
Literary works
Programa Nacional do Livro Didático
National Textbook Program
Ensino fundamental
Elementary education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Referência: AIRES, Lara Oliveira Buenos. Obras Literárias: Perspectivas e Desafios da Educação Financeira na Formação Docente. 2025. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5167
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5167
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47666
Data de defesa: 21-Abr-2025
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 12. Consumo e produção responsáveis - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OBRAS LITERÁRIAS PERSPECTIVAS.pdfDISSERTAÇÃO13.69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LEITURAS QUE ENSINAM EDUCAÇÃO FINANCEIRA - PRODUTO EDUCACIONAL.pdfPRODUTO EDUCACIONAL21.4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons