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dc.creatorBraga, Giovanna Caroline-
dc.date.accessioned2025-11-12T12:58:42Z-
dc.date.available2025-11-12T12:58:42Z-
dc.date.issued2025-08-25-
dc.identifier.citationBRAGA, Giovanna Caroline. China e a Educação Eurocentrada: uma análise de um livro didático de Geografia do 9º ano. 2025. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47655-
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectChinapt_BR
dc.subjectGeografia Escolarpt_BR
dc.subjectEurocentrismopt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.titleChina e a Educação Eurocentrada: análise de um livro didático de geografia do 9° anopt_BR
dc.title.alternativeChina and Eurocentric Education: an analysis of a 9th grade geography textbookpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Tulio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0987719839415557pt_BR
dc.contributor.referee1Gomes, Gláucia Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5307861621449228pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Amanda Regina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1081674976938685pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0836927170341269pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo geral demonstrar os prejuízos do modelo eurocêntrico para a construção de um pensamento do espaço geográfico na sua totalidade, além de propor uma perspectiva anticolonial que valorize a libertação epistemológica dos povos subjugados. Essa crítica não nega a importância de estudar a influência europeia, mas questiona sua centralidade absoluta. Se o objetivo é formar cidadãos capazes de compreender o mundo em sua complexidade, é urgente deslocar o eixo narrativo. Ao invés de tomar o colonialismo como ponto de partida, a educação geográfica poderia explorar como diferentes sociedades construíram suas territorialidades antes e apesar da dominação ocidental. Partindo deste princípio, a presente pesquisa pretende desmistificar estereótipos sobre a China e trazê-la como protagonista da própria história, apontando conceitos equivocados que aparecem nos livros didáticos, especificamente o livro didático de Geografia para o 9° ano do Ensino Fundamental, e podendo assim contribuir para uma educação descolonizadora, e que estimule o pensamento crítico dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseGeografiapt_BR
dc.sizeorduration24pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Geografia (Uberlândia)

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