Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47655Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Braga, Giovanna Caroline | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-12T12:58:42Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-12T12:58:42Z | - |
| dc.date.issued | 2025-08-25 | - |
| dc.identifier.citation | BRAGA, Giovanna Caroline. China e a Educação Eurocentrada: uma análise de um livro didático de Geografia do 9º ano. 2025. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47655 | - |
| dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | China | pt_BR |
| dc.subject | Geografia Escolar | pt_BR |
| dc.subject | Eurocentrismo | pt_BR |
| dc.subject | BNCC | pt_BR |
| dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
| dc.title | China e a Educação Eurocentrada: análise de um livro didático de geografia do 9° ano | pt_BR |
| dc.title.alternative | China and Eurocentric Education: an analysis of a 9th grade geography textbook | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Tulio | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0987719839415557 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Gomes, Gláucia Carvalho | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5307861621449228 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Gonçalves, Amanda Regina | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1081674976938685 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/0836927170341269 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como objetivo geral demonstrar os prejuízos do modelo eurocêntrico para a construção de um pensamento do espaço geográfico na sua totalidade, além de propor uma perspectiva anticolonial que valorize a libertação epistemológica dos povos subjugados. Essa crítica não nega a importância de estudar a influência europeia, mas questiona sua centralidade absoluta. Se o objetivo é formar cidadãos capazes de compreender o mundo em sua complexidade, é urgente deslocar o eixo narrativo. Ao invés de tomar o colonialismo como ponto de partida, a educação geográfica poderia explorar como diferentes sociedades construíram suas territorialidades antes e apesar da dominação ocidental. Partindo deste princípio, a presente pesquisa pretende desmistificar estereótipos sobre a China e trazê-la como protagonista da própria história, apontando conceitos equivocados que aparecem nos livros didáticos, especificamente o livro didático de Geografia para o 9° ano do Ensino Fundamental, e podendo assim contribuir para uma educação descolonizadora, e que estimule o pensamento crítico dos estudantes. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Geografia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 24 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
| Appears in Collections: | TCC - Geografia (Uberlândia) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| ChinaEducaçãoEurocentrada (1).pdf | 6.29 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
