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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O cobranding comunicacional da Samsung com a Rayssa Leal: como sentidos afetivos e vínculos sentidurais são repercutidos através do ethos da atleta?
Título(s) alternativo(s): The communicational co-branding between Samsung and Rayssa Leal: how affective meanings and emotional bonds are conveyed ahrough the Athlete’s Ethos
Autor(es): Batalha, Samira Bertoncini
Primeiro orientador: Araújo, Marcelo Marques
Primeiro membro da banca: Silva, Chistiane Pitanga
Segundo membro da banca: Guadagnin, Graziela
Resumo: Este trabalho investiga o cobranding comunicacional entre a Samsung e Rayssa Leal, analisando como sentidos afetivos e vínculos sentidurais são repercutidos através do ethos da atleta. O objetivo principal foi compreender a estratégia de união de marcas para além da promoção do produto Galaxy+ ZFlip 6, explorando a construção de significado e a conexão afetiva com o público. A metodologia usada foi a análise do discurso, com foco no vídeo comercial "Flip Eterno", e na aplicação da Matriz BrandStoryCanvas, que avalia a construção de marca em 4 sessões de análise, sendo elas: objeto discursivo, ethos discursivo, análise de posicionamento de marca e interdiscursividades afetivas e emocionais nos sentidos. Os resultados demonstram que o ethos discursivo de Rayssa Leal, composto por ethos primários (afetividade, empatia, carisma) e secundários (coragem, potência, ação), foi usado de forma estratégica pela Samsung para ativar memórias afetivas e criar identificação com o público. Conclui-se que o sucesso do cobranding parte da coerência entre o ethos da atleta e a mensagem da marca, consolidando o posicionamento de ambas e reforçando a relevância das marcas na construção de comunidades e na conexão emocional com os consumidores.
Abstract: This study investigates the communicational cobranding between Samsung and Rayssa Leal, analyzing how affective meanings and sensorial bonds are reflected through the athlete's ethos. The main objective was to understand the brand union strategy beyond the promotion of the Galaxy+ ZFlip 6 product, exploring the construction of meaning and affective connection with the public. The methodology used was discourse analysis, focusing on the "Flip Eterno" commercial video, and the application of the BrandStoryCanvas Matrix, which evaluates brand construction in 4 analysis sessions: discursive object, discursive ethos, brand positioning analysis, and affective and emotional interdiscursivities in meanings. The results demonstrate that Rayssa Leal's discursive ethos, composed of primary ethos (affectivity, empathy, charisma) and secondary ethos (courage, potency, action), was strategically used by Samsung to activate affective memories and create identification with the public. It is concluded that the success of the cobranding stems from the coherence between the athlete's ethos and the brand's message, consolidating the positioning of both and reinforcing the relevance of brands in building communities and emotional connection with consumers.
Palavras-chave: Cobranding
Ethos discursivo
Samsung
Rayssa Leal
Afetividade
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: BATALHA, Samira Bertoncini. O cobranding comunicacaional da Samsung com a Rayssa Leal: como sentidos afetivos e vínculos sentidurais são repercutidos através do ethos da atleta? 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Universidade Federal de Uberlândia. 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47649
Data de defesa: 31-Out-2025
Aparece nas coleções:TCC - Jornalismo

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