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dc.creatorBatalha, Samira Bertoncini-
dc.date.accessioned2025-11-12T12:38:07Z-
dc.date.available2025-11-12T12:38:07Z-
dc.date.issued2025-10-31-
dc.identifier.citationBATALHA, Samira Bertoncini. O cobranding comunicacaional da Samsung com a Rayssa Leal: como sentidos afetivos e vínculos sentidurais são repercutidos através do ethos da atleta? 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Universidade Federal de Uberlândia. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47649-
dc.description.abstractThis study investigates the communicational cobranding between Samsung and Rayssa Leal, analyzing how affective meanings and sensorial bonds are reflected through the athlete's ethos. The main objective was to understand the brand union strategy beyond the promotion of the Galaxy+ ZFlip 6 product, exploring the construction of meaning and affective connection with the public. The methodology used was discourse analysis, focusing on the "Flip Eterno" commercial video, and the application of the BrandStoryCanvas Matrix, which evaluates brand construction in 4 analysis sessions: discursive object, discursive ethos, brand positioning analysis, and affective and emotional interdiscursivities in meanings. The results demonstrate that Rayssa Leal's discursive ethos, composed of primary ethos (affectivity, empathy, charisma) and secondary ethos (courage, potency, action), was strategically used by Samsung to activate affective memories and create identification with the public. It is concluded that the success of the cobranding stems from the coherence between the athlete's ethos and the brand's message, consolidating the positioning of both and reinforcing the relevance of brands in building communities and emotional connection with consumers.pt_BR
dc.description.sponsorshipZF_Sachs do Brasilpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectCobrandingpt_BR
dc.subjectEthos discursivopt_BR
dc.subjectSamsungpt_BR
dc.subjectRayssa Lealpt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.titleO cobranding comunicacional da Samsung com a Rayssa Leal: como sentidos afetivos e vínculos sentidurais são repercutidos através do ethos da atleta?pt_BR
dc.title.alternativeThe communicational co-branding between Samsung and Rayssa Leal: how affective meanings and emotional bonds are conveyed ahrough the Athlete’s Ethospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Marcelo Marques-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944017312412221pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Chistiane Pitanga-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4111459742234847pt_BR
dc.contributor.referee2Guadagnin, Graziela-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6891111272845629pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investiga o cobranding comunicacional entre a Samsung e Rayssa Leal, analisando como sentidos afetivos e vínculos sentidurais são repercutidos através do ethos da atleta. O objetivo principal foi compreender a estratégia de união de marcas para além da promoção do produto Galaxy+ ZFlip 6, explorando a construção de significado e a conexão afetiva com o público. A metodologia usada foi a análise do discurso, com foco no vídeo comercial "Flip Eterno", e na aplicação da Matriz BrandStoryCanvas, que avalia a construção de marca em 4 sessões de análise, sendo elas: objeto discursivo, ethos discursivo, análise de posicionamento de marca e interdiscursividades afetivas e emocionais nos sentidos. Os resultados demonstram que o ethos discursivo de Rayssa Leal, composto por ethos primários (afetividade, empatia, carisma) e secundários (coragem, potência, ação), foi usado de forma estratégica pela Samsung para ativar memórias afetivas e criar identificação com o público. Conclui-se que o sucesso do cobranding parte da coerência entre o ethos da atleta e a mensagem da marca, consolidando o posicionamento de ambas e reforçando a relevância das marcas na construção de comunidades e na conexão emocional com os consumidores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseJornalismopt_BR
dc.sizeorduration58pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALpt_BR
Appears in Collections:TCC - Jornalismo

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