Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47648
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-2073-2626
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O estágio como território formativo: reflexões sobre a aprendizagem docente e a construção da profissionalidade em Geografia
Título (s) alternativo (s): The internship as a formative territory: reflections on teacher learning and the construction of professionality in Geography
Autor: Franco, Anderson Gomes
Primer orientador: La Fuente, Adriano Rodrigues de Souza De
Primer miembro de la banca: Moura, Gerusa Gonçalves
Segundo miembro de la banca: La Fuente, Adriano Rodrigues de Souza De
Resumen: O presente trabalho resulta da experiência vivenciada na formação em Geografia, articulando teoria e prática ao longo da graduação. O TCC insere-se como componente curricular obrigatório do curso de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, configurando-se como requisito avaliativo e, ao mesmo tempo, como oportunidade de sistematizar os conhecimentos construídos. Destaca-se a centralidade do estágio supervisionado, regulamentado pela Lei nº 11.788/2008 e pela Resolução CONGRAD nº 93/2023 da UFU, que constitui espaço privilegiado de articulação entre teoria e prática, essencial para a construção da identidade docente. Essa vivência, porém, é atravessada por desafios como a precarização escolar, o desalinhamento entre calendários acadêmicos e escolares e as pressões de políticas educacionais recentes, como a BNCC e a Reforma do Ensino Médio, que tendem a esvaziar o caráter crítico do ensino. Diante desse contexto, este estudo investiga de que forma o estágio em Geografia contribui para a aprendizagem docente e para a formação profissional do licenciando. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter descritivo-reflexivo, apoia-se em análise bibliográfica e crítica das experiências realizadas nos estágios supervisionados em escolas públicas de Ituiutaba-MG, tomando como fontes observações, regências, planejamentos e relatos sistematizados. A fundamentação teórica dialoga com autores que discutem formação docente, políticas educacionais e o papel da Geografia escolar. O trabalho está estruturado em três capítulos, contemplando a fundamentação teórica, o diagnóstico das escolas e as vivências práticas do estágio, finalizando com reflexões sobre os aprendizados, os limites e o impacto da prática de estágio na formação e na identidade profissional docente.
Abstract: This study results from the experience gained during Geography teacher education, integrating theory and practice throughout the undergraduate program. The undergraduate thesis (TCC) is a mandatory curricular component of the Geography course at the Federal University of Uberlândia, serving both as an evaluative requirement and as an opportunity to systematize the knowledge acquired. The centrality of supervised internships is highlighted, regulated by Law No. 11,788/2008 and UFU’s CONGRAD Resolution No. 93/2023, which constitute a privileged space for articulating theory and practice, essential for building a teaching identity. However, this experience is shaped by challenges such as school infrastructure limitations, misalignment between academic and school calendars, and pressures from recent educational policies, including the BNCC and the High School Reform, which tend to diminish the critical nature of teaching. In this context, the study investigates how supervised internships in Geography contribute to teacher learning and the professional development of pre-service teachers. The research adopts a qualitative, descriptive-reflective approach, based on bibliographic analysis and a critical review of experiences carried out during supervised internships in public schools in Ituiutaba-MG, using observations, teaching practices, lesson plans, and systematically recorded reports as sources. The theoretical framework engages with authors discussing teacher education, educational policies, and the role of school Geography. The study is structured into three chapters, covering the theoretical foundation, a diagnosis of the schools, and practical internship experiences, concluding with reflections on the learning outcomes, limitations, and the impact of the internship on the formation and professional identity of future teachers.
Palabras clave: Formação Docente
Estágio supervisionado
Ensino de Geografia
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: FRANCO, Anderson Gomes. O estágio como território formativo: reflexões sobre a aprendizagem docente e a construção da profissionalidade em Geografia. 2025. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47648
Fecha de defensa: 20-sep-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Geografia (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EstágioComoTerritório.pdf3.31 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.