Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47648
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFranco, Anderson Gomes-
dc.date.accessioned2025-11-12T12:35:26Z-
dc.date.available2025-11-12T12:35:26Z-
dc.date.issued2025-09-20-
dc.identifier.citationFRANCO, Anderson Gomes. O estágio como território formativo: reflexões sobre a aprendizagem docente e a construção da profissionalidade em Geografia. 2025. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47648-
dc.description.abstractThis study results from the experience gained during Geography teacher education, integrating theory and practice throughout the undergraduate program. The undergraduate thesis (TCC) is a mandatory curricular component of the Geography course at the Federal University of Uberlândia, serving both as an evaluative requirement and as an opportunity to systematize the knowledge acquired. The centrality of supervised internships is highlighted, regulated by Law No. 11,788/2008 and UFU’s CONGRAD Resolution No. 93/2023, which constitute a privileged space for articulating theory and practice, essential for building a teaching identity. However, this experience is shaped by challenges such as school infrastructure limitations, misalignment between academic and school calendars, and pressures from recent educational policies, including the BNCC and the High School Reform, which tend to diminish the critical nature of teaching. In this context, the study investigates how supervised internships in Geography contribute to teacher learning and the professional development of pre-service teachers. The research adopts a qualitative, descriptive-reflective approach, based on bibliographic analysis and a critical review of experiences carried out during supervised internships in public schools in Ituiutaba-MG, using observations, teaching practices, lesson plans, and systematically recorded reports as sources. The theoretical framework engages with authors discussing teacher education, educational policies, and the role of school Geography. The study is structured into three chapters, covering the theoretical foundation, a diagnosis of the schools, and practical internship experiences, concluding with reflections on the learning outcomes, limitations, and the impact of the internship on the formation and professional identity of future teachers.pt_BR
dc.description.sponsorshipUNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grossopt_BR
dc.description.sponsorshipUNIARAXÁ - Centro Universitário do Planalto de Araxápt_BR
dc.description.sponsorshipUNIFRAN - Universidade de Francapt_BR
dc.description.sponsorshipUnimontes - Universidade Estadual de Montes Clarospt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.titleO estágio como território formativo: reflexões sobre a aprendizagem docente e a construção da profissionalidade em Geografiapt_BR
dc.title.alternativeThe internship as a formative territory: reflections on teacher learning and the construction of professionality in Geographypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1La Fuente, Adriano Rodrigues de Souza De-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8227979773921564pt_BR
dc.contributor.referee1Moura, Gerusa Gonçalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6447527498768940pt_BR
dc.contributor.referee2La Fuente, Adriano Rodrigues de Souza De-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8227979773921564pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7624529865408040pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho resulta da experiência vivenciada na formação em Geografia, articulando teoria e prática ao longo da graduação. O TCC insere-se como componente curricular obrigatório do curso de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, configurando-se como requisito avaliativo e, ao mesmo tempo, como oportunidade de sistematizar os conhecimentos construídos. Destaca-se a centralidade do estágio supervisionado, regulamentado pela Lei nº 11.788/2008 e pela Resolução CONGRAD nº 93/2023 da UFU, que constitui espaço privilegiado de articulação entre teoria e prática, essencial para a construção da identidade docente. Essa vivência, porém, é atravessada por desafios como a precarização escolar, o desalinhamento entre calendários acadêmicos e escolares e as pressões de políticas educacionais recentes, como a BNCC e a Reforma do Ensino Médio, que tendem a esvaziar o caráter crítico do ensino. Diante desse contexto, este estudo investiga de que forma o estágio em Geografia contribui para a aprendizagem docente e para a formação profissional do licenciando. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter descritivo-reflexivo, apoia-se em análise bibliográfica e crítica das experiências realizadas nos estágios supervisionados em escolas públicas de Ituiutaba-MG, tomando como fontes observações, regências, planejamentos e relatos sistematizados. A fundamentação teórica dialoga com autores que discutem formação docente, políticas educacionais e o papel da Geografia escolar. O trabalho está estruturado em três capítulos, contemplando a fundamentação teórica, o diagnóstico das escolas e as vivências práticas do estágio, finalizando com reflexões sobre os aprendizados, os limites e o impacto da prática de estágio na formação e na identidade profissional docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseGeografiapt_BR
dc.sizeorduration66pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.orcid.putcode196801058-
Appears in Collections:TCC - Geografia (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstágioComoTerritório.pdf3.31 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.