Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47624
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Os desafios de realizar a gamificação no ensino público de escolas de Ituiutaba/Minas Gerais
Título(s) alternativo(s): The challenges of implementing gamification in public education at schools in Ituiutaba, Minas Gerais
Autor(es): Barroso, João Pedro Souza Alves
Primeiro orientador: Bacri, Ana Paula Romero
Primeiro membro da banca: Bacri, Ana Paula Romero
Segundo membro da banca: Ustra, Sandro Rogério Vargas
Terceiro membro da banca: Sales, Tiago Amaral
Resumo: A pandemia ocasionada pelo vírus SARS-CoV-2 gerou inúmeros impactos nas diversas esferas da sociedade, incluindo a educação. Os profissionais da educação percebem um número crescente de alunos com problemas de motivação, socialização e indisciplina. Sendo assim, é necessário refletir e dar oportunidade para o surgimento de novas metodologias. Dessa forma, a gamificação ganha destaque pelo seu alto potencial de engajar, motivar e aprimorar os resultados em sala de aula. Entretanto, notamos que a gamificação ainda é feita de forma rasa pelos docentes das instituições públicas de Ensino Básico. Partindo desse pressuposto o objetivo geral do presente trabalho é analisar os principais obstáculos que impedem a inclusão da gamificação nas Escolas Públicas do município de Ituiutaba, no estado de Minas Gerais. Utilizamos a pesquisa qualitativa, após a aplicação do questionário presencialmente em escolas de rede pública e também de forma online por meio do Google Forms, conseguimos entrevistar ao todo 44 professores, chegando na conclusão que a maioria dos docentes já utilizaram a gamificação como ferramenta de ensino, com 97,7% dos professores acreditando que é possível aprender um conteúdo enquanto se diverte, porém 97,7% dos professores relataram obstáculos que dificultam a inclusão da metodologia, principalmente relacionado com a ausência de treinamento (55,8%) e de recursos físicos (51,2%), indisciplina (46,5%), tempo curto (44,2%) e salas cheias (37,2%).
Abstract: ABSTRACT The pandemic caused by the SARS-CoV-2 virus has caused a great deal of harm in various spheres of society, especially education. A growing number of students with problems of motivation, socialization and indiscipline. It is therefore necessary to reflect and provide opportunities for new methodologies to emerge. Gamification its high potential to engage, motivate and improve results in the classroom. results in the classroom. However, it can be seen that gamification is still used in a shallow way by teachers in public basic education institutions. Based on this assumption, the general objective of this study is to analyze the main obstacles preventing the of gamification in public schools in the municipality of Ituiutaba, in the state of Minas Gerais. After applying the questionnaire in person at public schools and also online using Google Forms, we were able to interview 44 teachers in total, and came to the conclusion that the majority of teachers have already used gamification as a teaching tool, with 97.7%. teaching tool, with 97.7% of teachers believing that it is possible to learn content while having fun. content while having fun, but 97.7% of teachers reported obstacles that hinder the inclusion of the the inclusion of the methodology, mainly related to the absence of training (55.8%) and physical resources (51.2%), indiscipline (46.5%), short time (44.2%) and crowded classrooms (37.2%).
Palavras-chave: Gamificação
Ensino público
Tecnologias de ensino
Novas metodologias
Metodologia ativa
Jogos didáticos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: BARROSO, João Pedro Souza Alves. Os desafios de realizar a gamificação no ensino público de escolas de Ituiutaba/Minas Gerais. 2025. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba. 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47624
Data de defesa: 19-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DesafiosRealizarGamificação.pdf4.81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.