Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47619
ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-4352-8094
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Taekwondo: uma revisão sistemática em periódicos da educação física brasileira
Autor: Borba, Matheus Monzani Guedes
Primer orientador: Nicolino, Aline da Silva
Primer miembro de la banca: Borba, Marcio
Segundo miembro de la banca: Fernandes, Rita de Cassia
Resumen: Esta pesquisa objetivou investigar a produção científica nos periódicos da Educação Física brasileira sobre o Taekwondo, buscando identificar o período de maior publicação dos estudos, as temáticas abordadas e quais as propostas pedagógicas para trabalhar a luta na escola. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática da literatura em bases de dados nacionais, por meio da pergunta: quais os temas e as proposições pedagógicas sobre o Taekwondo? As bases pesquisadas foram: SciELO, Portal de Periódicos da CAPES, LILACS e Redalyc, momento em que foram encontrados 12 artigos, que abordam o Taekwondo nas questões voltadas a saúde, a motivação, a educação, a estética e ao rendimento esportivo. Ao perceber que a busca nessas bases de dados apresentou um número reduzido de estudos e, ao mesmo tempo, identificou em periódicos da Educação Física, trabalhos que não foram mapeados nessa busca, lançou-se o descritor Taekwondo, de forma isolada, em 12 periódicos da área, com Qualis CAPES (A3 - B3), visando mapear as produções que tratam das dimensões cultural, social e pedagógica da luta. Inicialmente, a busca identificou 41 publicações e, após, ler o título e o resumo, verificou-se que 14 deles não tratavam diretamente do Taekwondo. Assim, filtrou-se 27 artigos para a amostra desta pesquisa, sendo que 4 deles já haviam sido identificados na busca ampliada das bases de dados. O estudo ancorou-se em uma abordagem qualitativa de natureza exploratória, com procedimentos baseados no modelo PRISMA 2020. Os resultados mostram que apesar da quantidade significativa de publicações sobre o tema, poucos estudos aprofundam a discussão do ensino-aprendizagem sobre a arte marcial, sobretudo, na escola. A interpretação descritiva dos estudos, permitiu compreender o estado atual das publicações científicas sobre o Taekwondo no Brasil e traçar caminhos possíveis para novas investigações.
Abstract: This research aimed to investigate the scientific production of Taekwondo in Brazilian Physical Education journals, seeking to identify the period of greatest publication of studies, the themes addressed, and the pedagogical proposals for teaching Taekwondo in schools. To this end, a systematic literature review was conducted in national databases, using the following question: What are the themes and pedagogical proposals for Taekwondo? The databases searched were: SciELO, CAPES Periodicals Portal, LILACS, and Redalyc, at which point 12 articles were found, addressing Taekwondo in terms of health, motivation, education, aesthetics, and athletic performance. After realizing that the search in these databases yielded a limited number of studies and, at the same time, identified works in Physical Education journals that were not mapped in this search, the descriptor "Taekwondo" was entered separately in 12 journals in the field, with CAPES Qualis (A3-B3), aiming to map the productions that address the cultural, social, and pedagogical dimensions of the sport. Initially, the search identified 41 publications, and after reading the title and abstract, it was found that 14 of them did not directly address Taekwondo. Thus, 27 articles were filtered for the research sample, 4 of which had already been identified in the expanded database search. The study was anchored in a qualitative, exploratory approach, with procedures based on the PRISMA 2020 model. The results show that despite the significant number of publications on the topic, few studies delve into the teaching and learning of the martial art, especially in schools. The descriptive interpretation of the studies allowed us to understand the current state of scientific publications on Taekwondo in Brazil and to outline possible paths for further research.
Palabras clave: Prática pedagógica
Luta
Formação Docente
Educação corporal
Pedagogical practice
Fight
Teacher Training
Body education
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: BORBA, Matheus Monzani Guedes. Taekwondo: uma revisão sistemática em periódicos da educação física brasileira. 2025. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47619
Fecha de defensa: 18-sep-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Educação Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
TaekwondoRevisãoSistemática.pdfTCC740.96 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.