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Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Avaliação formativa coparticipativa: diálogos e construções com crianças, familiares e docente da alfabetização
Título (s) alternativo (s): Co-participatory formative assessment: dialogues and constructions with children, families, and literacy teachers
Autor: Camargo, Clarice Carolina Ortiz de
Primer orientador: Mendes, Olenir Maria
Primer miembro de la banca: Mendes, Olenir Maria Mendes
Segundo miembro de la banca: Novais, Gercina Santana
Tercer miembro de la banca: Silva, Polyana Aparecida Roberta da
Cuarto miembro de la banca: Coimbra, Camila Lima
Quinto miembro de la banca: Silva, Fernanda Duarte Araújo
Resumen: Esta tese, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU), insere-se no campo da avaliação formativa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo colaborativa, desenvolvida entre 2021 e 2025, que teve como objetivo investigar possibilidades de promover a participação de crianças, de famílias e de professoras nas práticas avaliativas desenvolvidas em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental, alfabetização, de uma escola pública federal de Educação Básica, no estado de Minas Gerais. Ancorada nos referenciais teóricos de Fernandes (2005, 2006a, 2006b, 2009), Villas Boas (2007, 2009, 2010, 2011, 2022a, 2022b, 2022c), Hoffmann (2018a, 2018b), Freire (1979, 1983, 2021), hooks (2017, 2020 e 2021), a investigação buscou compreender como efetivar a participação de todas as pessoas sujeitas nas práticas avaliativas em uma escola orientada pela perspectiva da avaliação formativa; identificar como as concepções de avaliação formativa e de alfabetização expressas nos documentos institucionais e nas práticas pedagógicas da escola se concretizam no cotidiano; analisar o desenvolvimento dos processos de avaliação na turma participante; investigar de que modo as práticas avaliativas observadas articulam-se à tríade aprendizagens-avaliações-ensinagens e; contribuir, de modo coletivo, com a coconstrução de ações mediadoras voltadas às melhorias das aprendizagens. Os procedimentos metodológicos envolveram análise documental; rodas de conversa; coleta de depoimentos orais; entrevistas abertas e/ou semiestruturadas e entrevistas informais; notas de campo e diário de bordo; filmagens das aulas; participação em reuniões de planejamentos, de estudos, administrativas e/ou com familiares; sessão reflexiva com a docente; observação participante dos cotidianos escolares e; planejamento, avaliação e desenvolvimento de ações mediadoras e propostas de trabalhos avaliativos. A análise dos dados, realizada de forma contínua e indutiva, pautou-se na triangulação dos dados e na construção dos sentidos, a partir das interpretações. As reflexões foram organizadas em oito seções, que abordam, entre outros aspectos: os impactos da pandemia na Educação; os princípios e proposições da Avaliação Formativa e suas intersecções com a alfabetização; as contribuições da pesquisa colaborativa; as características do contexto educacional, as práticas pedagógicas e avaliativas observadas e desenvolvidas pela professora como Livro da Vida e Jornal-mural; e as ações mediadoras coconstruídas de modo colaborativo. Entre os resultados, destacamos a compreensão de que a avaliação formativa se constrói coletivamente, com todas as pessoas envolvidas; a ampliação das possibilidades de refletir sobre os processos pedagógicos e avaliativos com as crianças, favorecendo o desenvolvimento, as aprendizagens e a autonomia em relação aos seus próprios percursos; o fortalecimento da participação das famílias no cotidiano escolar e nos processos avaliativos, promovendo o sentimento de pertencimento e corresponsabilidade; a produção de conhecimentos sobre práticas de avaliação formativa, apoiados em recursos como rubricas, mapeamentos, registros reflexivos, retornos formativos, ações mediadoras e reorganização dos tempos escolares para a melhorias das aprendizagens. As análises revelam que a avaliação coparticipativa instaura um movimento de transformação nas concepções e nas práticas avaliativas, suscitando questionamentos, ressignificações e deslocamentos nos modos de ensinar, de aprender e de avaliar. A pesquisa contribui, assim, para o fortalecimento de práticas participativas no campo da avaliação formativa, reafirmando a importância da escuta ativa, da dialogicidade, da colaboração e da corresponsabilidade como princípios ético-políticos da educação democrática e emancipadora.
Abstract: This thesis, linked to the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Uberlândia (PPGED/UFU), is inserted in the field of formative evaluation. This is a collaborative qualitative research study, developed between 2021 and 2025, which aimed to investigate possibilities for promoting the participation of the children, their families and their teachers in the in the assessment practices developed in a first-grade class of Elementary School, literacy, in a federal public basic education school in the state of Minas Gerais, Brasil. Anchored in the theoretical frameworks of Fernandes (2005, 2006a, 2006b, 2009), Villas Boas (2007, 2009, 2010, 2011, 2022a, 2022b, 2022c), Hoffmann (2018a, 2018b), Freire (1979, 1983, 2021), hooks (2017, 2020 e 2021), the investigation intended to understand how to ensure the participation of all the individuals involved in assessment practices in a school guided by the perspective of formative assessment; identify how the evaluation conceptions of formative assessment and expressed in institutional documents and in the school's pedagogical practices are put into practice in everyday life; analyze the development of assessment in the participating class; investigate how the observed assessment practices are articulated with the triad of learning-assessment-teaching; and to contribute collectively to the co-construction of mediating actions aimed at improving learning. The methodological procedures involved document analysis; focus groups; collection of oral testimonies; open and/or semi-structured interviews and informal interviews; field notes and a logbook; filming of classes; participation in planning, study, administrative and/or family meetings and/or with the families; reflective session with teacher; participant observation of daily school life; planning, evaluating and developing mediating actions and proposals for evaluative work. Data analysis, conducted continuously and inductively, was based on data triangulation and the construction of meaning from interpretations. The reflections were organized into eight sections, which address, among other aspects: the impacts of the Covid 19 pandemic on education; the principles and propositions of formative assessment and its intersection with literacy; the contributions of collaborative research; the characteristics of the educational context, the pedagogical and evaluative practices observed and developed by the teacher, such as The life book and the Wall newspaper, as well the mediating actions co-constructed in a collaborative way. Among the results, we highlight the understanding that formative assessment is built collectively, with all the people involved; expanding opportunities to reflect on pedagogical and assessment processes with children, fostering development, learning, and autonomy in relation to their own learning paths; learning and autonomy in relation to one's own paths; strengthening family participation in daily school life and assessment processes, promoting a sense of belonging and shared responsibility and the production of collective knowledge about the creation of formative assessment environments, supported by resources such as rubrics, mappings, reflective records, formative feedback, and mediating actions besides reorganizing school schedules and assessment practices to improve learning. Analyses reveal that co-participatory evaluation initiates a transformative movement in evaluative conceptions and practices, raising questions, re-significations, and shifts in the ways of teaching, learning, and evaluating. Thus, this study contributes to strengthening participatory practices in the field of formative assessment, reaffirming the importance of active listening, dialogue, collaboration, and co-responsibility as ethical and political principles of democratic and emancipatory education.
Palabras clave: Avaliação Formativa Coparticipativa
Co-participatory formative assessment
Pesquisa colaborativa
Collaborative research
Alfabetização
Literacy
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Tema: Educação
Alfabetização
Avaliação assistida (Educação)
Avaliação educacional
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: CAMARGO, Clarice Carolina Ortiz de. Avaliação formativa coparticipativa: diálogos e construções com crianças, familiares e docente da alfabetização. 2025. 380 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5059.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5059
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47613
Fecha de defensa: 5-sep-2025
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:TESE - Educação

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