Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47582
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Ensino de História Inclusivo: Estudo de Caso na Escola Estadual Mário Porto - Uberlândia/MG
Título(s) alternativo(s): Inclusive History Teaching: A Case Study at Mário Porto State School – Uberlândia, MG
Autor(es): Gonçalves, Carolina Ribeiro
Primeiro orientador: Noronha, Gilberto Cézar de
Primeiro membro da banca: Abreu, Jean Luiz Neves
Segundo membro da banca: Nascimento, Mara Regina do
Resumo: Esta dissertação propõe uma investigação sobre o Ensino de História, pensado a partir da perspectiva da Educação Inclusiva. Especificamente, o estudo será direcionado aos alunos das escolas regulares de educação básica que necessitam de atendimento específico para aprendizagem. A pesquisa parte de um estudo de caso com um aluno do 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais na Escola Estadual Mário Porto, em Uberlândia - MG. O objetivo é avaliar e compreender os processos de ensino-aprendizagem deste aluno para elaborar propostas pedagógicas de adaptação de conteúdo que considerem, mas não se limitem às suas necessidades e também suas potencialidades. A metodologia envolve pesquisa bibliográfica, observação e convivência diária com o aluno. Esse método, que pode ser compreendido como um estudo de caso, transcende a observação participante, caracterizando-se pela atuação direta no cotidiano educacional do aluno, especificamente nas aulas de História. A partir desta metodologia, este trabalho apresenta um material didático de História elaborado ao longo do processo que poderá auxiliar outros professores de História na elaboração e aplicação de novos materiais quando necessário.
Abstract: This dissertation proposes an investigation into the Teaching of History, conceived from the perspective of Inclusive Education. Specifically, the study will be directed towards students in regular basic education schools who have specific learning needs. The research is based on a case study with a student in the 6th grade of the final years of Elementary School at Mário Porto State School in Uberlândia - MG. The goal is to evaluate and understand the teaching-learning processes of this student in order to develop pedagogical proposals for content adaptation that consider, but are not limited to, his needs and also his potentialities. The methodology involves literature review, observation, and daily interaction with the student. This method, which can be understood as a case study, goes beyond participant observation, characterized by direct involvement in the student's educational routine, specifically in History classes. Based on this methodology, this work proposes the creation of a History didactic material that can support the student and guide History teachers in the development and application of new materials when necessary.
Palavras-chave: Ensino de História
Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória
Memória e Identidade
Educação Especial
Educação Inclusiva
Inclusive History Teaching
Inclusive Education
Specific Learning Needs
AEE
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::TEORIA E FILOSOFIA DA HISTORIA
Assunto: História
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em História
Referência: GONÇALVES, Carolina Ribeiro. Ensino de História Inclusivo: Estudo de Caso na Escola Estadual Mário Porto - Uberlândia/MG. 2025. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.561.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.561
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47582
Data de defesa: 30-Ago-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EnsinoHistoriaInclusivo1.pdfDissertação27.95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons