Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47582Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Gonçalves, Carolina Ribeiro | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-06T12:11:39Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-06T12:11:39Z | - |
| dc.date.issued | 2024-08-30 | - |
| dc.identifier.citation | GONÇALVES, Carolina Ribeiro. Ensino de História Inclusivo: Estudo de Caso na Escola Estadual Mário Porto - Uberlândia/MG. 2025. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.561. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47582 | - |
| dc.description.abstract | This dissertation proposes an investigation into the Teaching of History, conceived from the perspective of Inclusive Education. Specifically, the study will be directed towards students in regular basic education schools who have specific learning needs. The research is based on a case study with a student in the 6th grade of the final years of Elementary School at Mário Porto State School in Uberlândia - MG. The goal is to evaluate and understand the teaching-learning processes of this student in order to develop pedagogical proposals for content adaptation that consider, but are not limited to, his needs and also his potentialities. The methodology involves literature review, observation, and daily interaction with the student. This method, which can be understood as a case study, goes beyond participant observation, characterized by direct involvement in the student's educational routine, specifically in History classes. Based on this methodology, this work proposes the creation of a History didactic material that can support the student and guide History teachers in the development and application of new materials when necessary. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| dc.subject | Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória | pt_BR |
| dc.subject | Memória e Identidade | pt_BR |
| dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
| dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
| dc.subject | Inclusive History Teaching | pt_BR |
| dc.subject | Inclusive Education | pt_BR |
| dc.subject | Specific Learning Needs | pt_BR |
| dc.subject | AEE | pt_BR |
| dc.title | Ensino de História Inclusivo: Estudo de Caso na Escola Estadual Mário Porto - Uberlândia/MG | pt_BR |
| dc.title.alternative | Inclusive History Teaching: A Case Study at Mário Porto State School – Uberlândia, MG | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Noronha, Gilberto Cézar de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1413157322908549 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Abreu, Jean Luiz Neves | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2300258713505621 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Nascimento, Mara Regina do | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2310487474847634 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6619357814556389 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta dissertação propõe uma investigação sobre o Ensino de História, pensado a partir da perspectiva da Educação Inclusiva. Especificamente, o estudo será direcionado aos alunos das escolas regulares de educação básica que necessitam de atendimento específico para aprendizagem. A pesquisa parte de um estudo de caso com um aluno do 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais na Escola Estadual Mário Porto, em Uberlândia - MG. O objetivo é avaliar e compreender os processos de ensino-aprendizagem deste aluno para elaborar propostas pedagógicas de adaptação de conteúdo que considerem, mas não se limitem às suas necessidades e também suas potencialidades. A metodologia envolve pesquisa bibliográfica, observação e convivência diária com o aluno. Esse método, que pode ser compreendido como um estudo de caso, transcende a observação participante, caracterizando-se pela atuação direta no cotidiano educacional do aluno, especificamente nas aulas de História. A partir desta metodologia, este trabalho apresenta um material didático de História elaborado ao longo do processo que poderá auxiliar outros professores de História na elaboração e aplicação de novos materiais quando necessário. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em História | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 95 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::TEORIA E FILOSOFIA DA HISTORIA | pt_BR |
| dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.561 | pt_BR |
| dc.crossref.doibatchid | e0a70c0a-31de-4148-8e22-de40b9adf453 | - |
| dc.subject.autorizado | História | pt_BR |
| dc.subject.ods | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - História | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EnsinoHistoriaInclusivo1.pdf | Dissertação | 27.95 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
