Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47582
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorGonçalves, Carolina Ribeiro-
dc.date.accessioned2025-11-06T12:11:39Z-
dc.date.available2025-11-06T12:11:39Z-
dc.date.issued2024-08-30-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Carolina Ribeiro. Ensino de História Inclusivo: Estudo de Caso na Escola Estadual Mário Porto - Uberlândia/MG. 2025. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.561.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47582-
dc.description.abstractThis dissertation proposes an investigation into the Teaching of History, conceived from the perspective of Inclusive Education. Specifically, the study will be directed towards students in regular basic education schools who have specific learning needs. The research is based on a case study with a student in the 6th grade of the final years of Elementary School at Mário Porto State School in Uberlândia - MG. The goal is to evaluate and understand the teaching-learning processes of this student in order to develop pedagogical proposals for content adaptation that consider, but are not limited to, his needs and also his potentialities. The methodology involves literature review, observation, and daily interaction with the student. This method, which can be understood as a case study, goes beyond participant observation, characterized by direct involvement in the student's educational routine, specifically in History classes. Based on this methodology, this work proposes the creation of a History didactic material that can support the student and guide History teachers in the development and application of new materials when necessary.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectSaberes Históricos em Diferentes Espaços de Memóriapt_BR
dc.subjectMemória e Identidadept_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectInclusive History Teachingpt_BR
dc.subjectInclusive Educationpt_BR
dc.subjectSpecific Learning Needspt_BR
dc.subjectAEEpt_BR
dc.titleEnsino de História Inclusivo: Estudo de Caso na Escola Estadual Mário Porto - Uberlândia/MGpt_BR
dc.title.alternativeInclusive History Teaching: A Case Study at Mário Porto State School – Uberlândia, MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Noronha, Gilberto Cézar de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1413157322908549pt_BR
dc.contributor.referee1Abreu, Jean Luiz Neves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2300258713505621pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Mara Regina do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2310487474847634pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6619357814556389pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação propõe uma investigação sobre o Ensino de História, pensado a partir da perspectiva da Educação Inclusiva. Especificamente, o estudo será direcionado aos alunos das escolas regulares de educação básica que necessitam de atendimento específico para aprendizagem. A pesquisa parte de um estudo de caso com um aluno do 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais na Escola Estadual Mário Porto, em Uberlândia - MG. O objetivo é avaliar e compreender os processos de ensino-aprendizagem deste aluno para elaborar propostas pedagógicas de adaptação de conteúdo que considerem, mas não se limitem às suas necessidades e também suas potencialidades. A metodologia envolve pesquisa bibliográfica, observação e convivência diária com o aluno. Esse método, que pode ser compreendido como um estudo de caso, transcende a observação participante, caracterizando-se pela atuação direta no cotidiano educacional do aluno, especificamente nas aulas de História. A partir desta metodologia, este trabalho apresenta um material didático de História elaborado ao longo do processo que poderá auxiliar outros professores de História na elaboração e aplicação de novos materiais quando necessário.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration95pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::TEORIA E FILOSOFIA DA HISTORIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.561pt_BR
dc.crossref.doibatchide0a70c0a-31de-4148-8e22-de40b9adf453-
dc.subject.autorizadoHistóriapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EnsinoHistoriaInclusivo1.pdfDissertação27.95 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons