Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47553
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorMartins, João Alexandre Ferreira-
dc.date.accessioned2025-11-03T14:24:10Z-
dc.date.available2025-11-03T14:24:10Z-
dc.date.issued2025-09-03-
dc.identifier.citationMARTINS, João Alexandre Ferreira. Avaliação da eficácia de vídeo educativo sobre administração intramuscular ventroglútea com técnica em Z. 2025. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47553-
dc.description.abstractIntroduction: Intramuscular drug administration, although frequent, requires the appropriate choice of site to ensure safety and effectiveness. The ventrogluteal region, considered the safest, and the Z-track technique, which prevents medication reflux and minimizes local irritation, are underutilized in Brazil, mainly due to the lack of technical knowledge and insecurity among nursing professionals. The use of educational resources, such as educational videos, can improve learning. Objective: To evaluate the effectiveness of an educational video on intramuscular drug administration in the ventrogluteal region using the Z track technique. Methods: This was a quasi-experimental, single-group study, consisting of final-year undergraduate nursing students from the Federal University of Uberlândia (UFU). A validated questionnaire was applied before and after the video's exhibition, focusing on the evaluation of theoretical knowledge about the topic. Results: There was a significant increase in the number of correct answers after the intervention, especially for the ventrogluteal application (60.29% to 77.37%) and for the Z-track technique (89% to 95.3%), both with statistical significance (p < 0.05). A positive correlation was also observed between academic performance and the results obtained. Conclusion: The use of the video contributed to the improvement of students' knowledge, proving to be an effective strategy in the teaching learning process about safe intramuscular administration practices. *This research was funded by the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq).pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectEducação em Enfermagempt_BR
dc.subjectFilmes e Vídeos Educativos/pt_BR
dc.subjectInjeções Intramuscularespt_BR
dc.subjectNursing Educationpt_BR
dc.subjectEducational Films and Videospt_BR
dc.subjectIntramuscular Injectionspt_BR
dc.titleAvaliação da eficácia de vídeo educativo sobre administração intramuscular ventroglútea comtécnica em Z.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Magnabosco, Patrícia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3894026888765390pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Maria Angélica Melo e-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3860263230592195pt_BR
dc.contributor.referee2Palmezoni, Vanessa Pinho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4435142511173825pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4305796710903730pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: A administração de medicamentos por via intramuscular exige a seleção criteriosa do local de aplicação para assegurar a eficácia terapêutica e a segurança do paciente. A região ventroglútea é reconhecida na literatura como a mais segura para esse tipo de procedimento, assim como a técnica em Z, que contribui para a prevenção do refluxo do fármaco e para a redução de reações locais adversas. No entanto, ambas permanecem subutilizadas no contexto brasileiro, principalmente em razão da insuficiência de conhecimento técnico específico e da insegurança por parte de profissionais de enfermagem. A utilização de recursos didáticos, como vídeos educativos, pode aprimorar a aprendizagem Objetivo: avaliar a eficácia de um vídeo educativo sobre a administração de medicamentos por via intramuscular na região ventroglútea com aplicação da técnica em Z. Métodos: Trata-se de uma pesquisa quase experimental, com grupo único, composta por estudantes do último ano do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Aplicou-se um questionário validado antes e após a exibição do vídeo, com foco na avaliação do conhecimento teórico sobre a temática. Resultados: houve um aumento significativo no número de acertos após a intervenção, com destaque para a aplicação na região ventroglútea (60,29% para 77,37%) e para a técnica em Z (89% para 95,3%), ambos com significância estatística (p < 0,05). Também foi observada correlação positiva entre o rendimento acadêmico e os resultados obtidos. Conclusão: o uso do vídeo contribuiu para o aprimoramento do conhecimento dos estudantes, sendo uma estratégia eficaz no processo de ensino-aprendizagem sobre práticas seguras de administração intramuscular. *Esta pesquisa foi financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEnfermagempt_BR
dc.sizeorduration52pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AvaliaçãoEficáciaVídeo.pdfTCC3.44 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons