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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Avaliação da eficácia de vídeo educativo sobre administração intramuscular ventroglútea comtécnica em Z.
Autor: Martins, João Alexandre Ferreira
Primer orientador: Magnabosco, Patrícia
Primer miembro de la banca: Oliveira, Maria Angélica Melo e
Segundo miembro de la banca: Palmezoni, Vanessa Pinho
Resumen: Introdução: A administração de medicamentos por via intramuscular exige a seleção criteriosa do local de aplicação para assegurar a eficácia terapêutica e a segurança do paciente. A região ventroglútea é reconhecida na literatura como a mais segura para esse tipo de procedimento, assim como a técnica em Z, que contribui para a prevenção do refluxo do fármaco e para a redução de reações locais adversas. No entanto, ambas permanecem subutilizadas no contexto brasileiro, principalmente em razão da insuficiência de conhecimento técnico específico e da insegurança por parte de profissionais de enfermagem. A utilização de recursos didáticos, como vídeos educativos, pode aprimorar a aprendizagem Objetivo: avaliar a eficácia de um vídeo educativo sobre a administração de medicamentos por via intramuscular na região ventroglútea com aplicação da técnica em Z. Métodos: Trata-se de uma pesquisa quase experimental, com grupo único, composta por estudantes do último ano do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Aplicou-se um questionário validado antes e após a exibição do vídeo, com foco na avaliação do conhecimento teórico sobre a temática. Resultados: houve um aumento significativo no número de acertos após a intervenção, com destaque para a aplicação na região ventroglútea (60,29% para 77,37%) e para a técnica em Z (89% para 95,3%), ambos com significância estatística (p < 0,05). Também foi observada correlação positiva entre o rendimento acadêmico e os resultados obtidos. Conclusão: o uso do vídeo contribuiu para o aprimoramento do conhecimento dos estudantes, sendo uma estratégia eficaz no processo de ensino-aprendizagem sobre práticas seguras de administração intramuscular. *Esta pesquisa foi financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Abstract: Introduction: Intramuscular drug administration, although frequent, requires the appropriate choice of site to ensure safety and effectiveness. The ventrogluteal region, considered the safest, and the Z-track technique, which prevents medication reflux and minimizes local irritation, are underutilized in Brazil, mainly due to the lack of technical knowledge and insecurity among nursing professionals. The use of educational resources, such as educational videos, can improve learning. Objective: To evaluate the effectiveness of an educational video on intramuscular drug administration in the ventrogluteal region using the Z track technique. Methods: This was a quasi-experimental, single-group study, consisting of final-year undergraduate nursing students from the Federal University of Uberlândia (UFU). A validated questionnaire was applied before and after the video's exhibition, focusing on the evaluation of theoretical knowledge about the topic. Results: There was a significant increase in the number of correct answers after the intervention, especially for the ventrogluteal application (60.29% to 77.37%) and for the Z-track technique (89% to 95.3%), both with statistical significance (p < 0.05). A positive correlation was also observed between academic performance and the results obtained. Conclusion: The use of the video contributed to the improvement of students' knowledge, proving to be an effective strategy in the teaching learning process about safe intramuscular administration practices. *This research was funded by the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq).
Palabras clave: Educação em Enfermagem
Filmes e Vídeos Educativos/
Injeções Intramusculares
Nursing Education
Educational Films and Videos
Intramuscular Injections
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MARTINS, João Alexandre Ferreira. Avaliação da eficácia de vídeo educativo sobre administração intramuscular ventroglútea com técnica em Z. 2025. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47553
Fecha de defensa: 3-sep-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Enfermagem

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