Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47542| Document type: | Dissertação |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | Caminho Emocionado: "Donna" entre afetos, cena e rasaboxes |
| Alternate title (s): | An emotional journey: "Donna" between affects, scene and rasaboxes Un camino emocional: "Donna" entre afectos, escena y rasaboxes |
| Author: | Videira, Eluhara Resende |
| First Advisor: | Silva, Narciso Larangeira Telles da |
| First member of the Committee: | Leal, Mara Lucia |
| Second member of the Committee: | Soares, Ana Lucia Martins |
| Summary: | A presente dissertação investiga as possibilidades de acesso, mapeamento e mobilização consciente das emoções na prática cênica, a partir da articulação entre a metodologia dos rasaboxes, proposta por Richard Schechner, e a palhaçaria como linguagem artística subversiva e poética. A pesquisa tem como objeto principal o espetáculo Donna, concebido e interpretado pela autora, no qual se abordam experiências de violência, silenciamento e resistência vividas ao longo da trajetória pessoal e artística. A metodologia adotada conjuga práticas corporais, registros autorreflexivos, análise de memórias de processo e experimentações com o tabuleiro dos rasas. O trabalho busca compreender de que maneira as emoções, entendidas como construções sociais e culturais que se manifestam corporalmente, podem ser nomeadas, organizadas e expressas em cena sem que percam sua potência afetiva e comunicativa. O estudo se ancora em referenciais como David Le Breton, Julia Sarmento, Michele Minnick, Ana Achcar e Antônio Damásio, construindo uma reflexão situada entre teoria e prática. Como resultado, a pesquisa produziu o texto dramatúrgico ‘DONNA, de casa’, estruturado simbolicamente como uma casa em que cada cômodo representa uma emoção dos rasaboxes. Este texto, que mistura ensaio, autobiografia e dramaturgia poética, é compreendido como parte integrante do percurso investigativo. Conclui-se que a articulação entre palhaçaria e rasaboxes constitui uma estratégia potente para a escuta e elaboração das emoções em cena, permitindo a construção de uma presença cênica consciente, sensível e politicamente situada. |
| Abstract: | This dissertation investigates the possibilities of accessing, mapping, and consciously mobilizing emotions in theatrical practice, through the articulation between the rasaboxes methodology, proposed by Richard Schechner, and clowning as a subversive and poetic artistic language. The main object of the research is the play Donna, conceived and performed by the author, which addresses experiences of violence, silencing, and resistance lived throughout her personal and artistic journey. The methodology employed combines physical practices, self-reflective records, analysis of process memories, and experiments with the rasas board. The work seeks to understand how emotions, understood as social and cultural constructions manifested through the body, can be named, organized, and expressed on stage without losing their affective and communicative power. The study is grounded in references such as David Le Breton, Julia Sarmento, Michele Minnick, Ana Achcar, and Antonio Damasio, building a reflection situated between theory and practice. As a result, the research produced the dramaturgical text DONNA, de casa, symbolically structured as a house in which each room represents one of the rasaboxes emotions. This text, understood as an integral part of the investigative journey, is a mixture of essay, autobiography, and poetic dramaturgy. In conclusion, the study comprehends the articulation between clowning and rasaboxes as a powerful strategy for listening to and processing emotions on stage, allowing the construction of a conscious, sensitive, and politically situated stage presence. |
| Keywords: | Rasaboxes Palhaçaria feminina Processo criativo Emoções no teatro Feminine clowning Creative process Emotions in theatre |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Program: | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas |
| Quote: | VIDEIRA,Eluhara Resende. Caminho emocionado: "Donna" entre afetos, cena e rasaboxes.2025.115 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia,2025. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.586 |
| Document identifier: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.586 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/47542 |
| Date of defense: | 2-Sep-2025 |
| Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. |
| Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Caminho Emocionado Donna.pdf | Dissertação | 8.36 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
